PANDEMIA

Decisão sobre o lockdown no Ceará só deve ser tomada no domingo (4), diz Camilo Santana

“Vamos avaliar os números nos próximos dias para que a gente possa tomar uma decisão com muita responsabilidade”, disse Camilo

Compartilhe:
1 de abril de 2021
Márcia Catunda

Em uma live nesta quinta-feira (1º), o governador do Ceará, Camilo Santana, informou que a decisão sobre o novo decreto estadual, que definirá a continuação ou não do lockdown, só deve ser tomada no domingo (4).

Decisão sobre o lockdown no Ceará só deve ser tomada no domingo (4), diz Camilo Santana
Foto: Divulgação / GovCE

Leia também | Ceará recebe 12º lote de vacinas com mais de 371 mil doses

Na semana passada, quando anunciou a prorrogação do decreto de lockdown até o dia 4 de abril, o governador antecipou que já se discutia a possibilidade de uma retomada da economia na próxima segunda-feira (5). Por isso, havia uma expectativa de que essa decisão fosse publicada nesta quinta ou sexta-feira (2).

O comitê de combate à pandemia no Ceará, de fato, se reuniu nesta quinta-feira para analisar os números da covid-19 no estado. Porém, segundo Camilo, o grupo decidiu se reunir novamente no domingo para ter mais certeza se é o momento ou não de uma reabertura.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<

“Os números [da pandemia] seguem uma estabilização, mas ainda é um momento muito delicado porque há uma pressão enorme no sistema de saúde”, explica o governador, reforçando o que já havia sido anunciado pelo secretário da Saúde, dr. Cabeto. 

Segundo Camilo, adiar a decisão sobre a continuidade ou não do lockdown no Ceará é uma medida de precaução: “vamos avaliar os números nos próximos dias para que a gente possa tomar uma decisão com muita responsabilidade”, diz.

Leia também | Em live, Camilo agradece ao Butantan e diz: ‘quem não acreditava nas vacinas hoje se aproveita da situação’

O governador acrescentou que a população deve continuar respeitando o decreto de isolamento social rígido durante o feriado da Semana Santa. “Ainda é um momento preocupante, precisamos ter todos os cuidados possíveis”, alertou o governador. “Vamos aproveitar essa Semana Santa para ser um momento de reflexão, de oração, de pedir a Deus que a gente possa superar o momento desafiador para o mundo inteiro. Pedir pelos nossos familiares, pelas pessoas que nós amamos. Portanto, fique em casa. Sei que as pessoas gostam de visitar, mas não é o momento de fazer visitas”, afirma o gestor.

>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<

Confira o vídeo

Lockdown: deslocamento na Semana Santa precisa ser justificado

Em virtude do período de isolamento social rígido, o Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE) reforçará a fiscalização nas estradas do Ceará durante o feriado da Semana Santa. A operação vai ser iniciada nesta quinta-feira (1), com encerramento no domingo (4).

Leia também | Onde denunciar aglomerações durante o lockdown por conta da Covid?

Durante os dias de atividades na Semana Santa, as ações serão empregadas visando também impedir aglomerações indevidas que contrariem o decreto sanitário. O deslocamento entre cidades só deverá ser permitido se a pessoa apresentar um comprovante de endereço ou de trabalho no município.

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.