Ícone do site Portal GCMAIS

Profissionais do setor de eventos enfrentam dificuldades para conseguir isenção do IPVA 2021

Perdeu o prazo do pagamento da primeira parcela do IPVA? Confira o que fazer

Foto: Thiara Montefusco

Em live realizada no dia 26 de fevereiro deste ano, o governador Camilo Santana anunciou que os profissionais do setor de eventos teriam isenção do Imposto sobre Propriedade do Veículo (IPVA). A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado no dia 12 de março. Contudo, trabalhadores têm enfrentado dificuldades para ter acesso ao benefício.

O contribuinte, para ter direito à isenção, seja ele Microempreendedor Individual (MEI) ou empresa, precisa estar enquadrado nas categorias da Classificação Nacional de Atividade Econômica (CNAE) publicadas na lei. O problema é que nem todos os profissionais possuem esse registro.

Leia também | Setor de eventos: veja as regras para obter isenção de IPVA

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Thiago Araújo, que é músico há 7 anos, diz que nunca pensou que passaria por um momento tão complicado como esse. “Entrei em contato com a Sefaz, fui bem atendido, mas a resposta foi de que, devido ao carro estar no meu nome, eu não teria direito a isenção”, relata.

Publicidade

A Sefaz-CE (Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará) explicou que nem todos os trabalhadores do setor são contemplados pela CNAE na lei. Apenas os profissionais de eventos que estiverem formalizados, ou seja, que tiverem CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica), vão ter acesso ao benefício.

A estimativa é de que cerca de mil pessoas sejam isentas do imposto. Quem já pagou a cota única ou alguma parcela do IPVA pode pedir a restituição do dinheiro no site da Sefaz-CE. Segundo o órgão, o reembolso deve acontecer em até sete dias úteis.

>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<

Sair da versão mobile