Um dos presídios mais antigos do estado passou pelo processo de demolição esta semana. Os caminhões com entulho saem a todo instante e levam o que restou do antigo Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira I (IPPOO I), na avenida Bernardo Manuel, no bairro Itaperi, em Fortaleza.
O equipamento foi criado pelo governo do estado no dia 25 de maio de 1978, na gestão do ex-governador Adauto Bezerra. Foi a maior unidade prisional do Ceará por bastante tempo e recebeu milhares de presos ao longo de décadas.
Em 1981, por exemplo, ocorreu a primeira grande rebelião. Nove presos fugiram, fazendo um sargento refém. Três anos depois, acontece uma fuga em massa, depois da muralha ser dinamitada pelo lado de fora. Já em 2002, a primeira grande transferência de detentos marcava o início do fim da história do IPPOO 1.
Depois de quase 35 anos de funcionamento, o presídio foi desativado em 2013. Os últimos 58 detentos foram transferidos para outras unidades.
TRANSFORMAÇÃO
O terreno onde ficava a unidade vai dar lugar a uma grande área de lazer com areninha, quadras para práticas de esportes, biblioteca, quiosques, academia ao ar livre, brinquedopraça, anfiteatro e rampa de skate. O projeto foi orçado em cerca de R$ 10 milhões de reais e será executado pela Superintendência de Obras Públicas.
A arquiteta da SOP, Denise Sá Barreto, fala sobre a estrutura que vai ser ofertada para a prática de lazer e destaca as mudanças no entorno do novo equipamento, além da importância da biblioteca no espaço, para simbolizar libertação. Ouça:
A empresa Athos Construções Ltda será responsável pela construção do novo parque urbano de Fortaleza. A construtora venceu a concorrência para a execução da obra por oferecer o preço mais baixo (R$ 7,98 milhões). O prazo de conclusão da obra é de 12 meses, e o contrato da empresa com o governo do Ceará é válido por 2 anos.
Confira como ficará a nova estrutura:
Fotos: Divulgação Governo do Estado