Ícone do site Portal GCMAIS

Ceará recebe novo lote de vacinas contra Covid-19 neste fim de semana

Foto: Governo do Ceará

Um novo lote com 11.600 doses de vacinas da Coronavac/Sinovac chegou neste sábado (1º), no Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins no fim da tarde. O governador Camilo Santana comentou a chegada das vacinas em suas redes sociais e disse que um novo lote está previsto para chegar neste domingo (2).

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Leia também | Mais de 11 mil doses de CoronaVac chegaram ao Ceará no final da tarde deste sábado (1º)

“Recebemos há pouco 11.600 doses da vacina CoronaVac. Ainda devem chegar mais 255.750 doses da AstraZeneca neste fim de semana, segundo o Ministério da Saúde. Assim, daremos continuidade ao processo de imunização no Ceará. Seguimos firmes na luta”, publicou o governador.

Na semana passada, houve tumulto em alguns pontos de vacinação do estado por causa da falta do imunizante produzido pelo Instituto Butantãn para a segunda dose. Mas na última sexta-feira (30), Camilo Santana explicou que o atraso da chegada dessa vacina aconteceu por falta de insumos da China para produção da Coronavac/Sinovac.

Publicidade

“Eu e o Dr. Cabeto conversamos com o ministro da Saúde e colocamos a importância que temos de ampliar o recebimento de vacinas. Nós não vamos descansar enquanto todos os cearenses não forem vacinados, por isso o Estado tem feito contato com outros laboratórios, inclusive na China, para que a gente possa acelerar esse processo de vacinação”, garantiu Camilo.

No sábado (1º), o Governo do Ceará, entrou com uma ação na Justiça Federal para garantir a segunda dose da Coronavac no estado, solicitando o envio de mais de 58 mil doses do imunizante, e concluir o ciclo da vacinação da fase 1 do grupo prioritário.

Leia também | Covid-19: Anvisa aprova produção de IFA pela Fiocruz

A 3ª fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Covid-19 convocará pessoas com comorbidades (doenças crônicas) e com deficiência permanente grave. Para a imunização deste grupo, portanto, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informa que será exigido atestado, prescrição ou relatório médico especificando a indicação da vacina pelo médico. As medidas foram decididas durante a 40ª reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) do Ceará.

Para obter o documento, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima ou seu médico. A lista dos pacientes acompanhados nos ambulatórios do Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH) e Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM) foi encaminhada para as Superintendências Regionais de Saúde para facilitar a validação com os municípios.

>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<

Sair da versão mobile