Até a última sexta-feira (30), a capital registrou 3.108 mortes e 2.600 nascimentos em cartórios no mês de abril
Pelo segundo mês consecutivo, Fortaleza registra mais mortes do que nascimentos em abril, aponta estudo
Dados do Portal da Transparência do Registro Civil apontam que, em abril, Fortaleza contabilizou 3.108 mortes e 2.600 nascimentos. Com isso, o último mês foi o segundo consecutivo em que o número de mortes supera o índice de natalidade.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Leia também | Fortaleza retoma a aplicação da segunda dose; confira a lista dos agendados para segunda-feira (03/05)
Desde o início da pandemia, abril de 2021 foi o quarto mês em que os nascimentos são menores que as mortes. Só a Covid-19 matou, em Fortaleza, mais de 7. 500 pessoas em pouco mais de um ano. Para o presidente da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana, Paulo de Sá, o fenômeno está diretamente ligado ao medo que a Covid-19 trouxe nos primeiros meses de pandemia. Ouça:
Em todo o país, nove capitais tiveram resultado semelhante. No Nordeste, além de Fortaleza, integram a lista São Luís (MA) e Recife (PE).
>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<
Além disso, a queda da natalidade e do número de filhos por casal já vem sendo observada há algumas décadas. Paulo de Sá acredita que a partir de agora, deve aumentar o número de nascimentos, mas ainda não nos níveis pré-pandemia.
Eu acredito que seja algo momentâneo, e a tendência no Brasil é que ainda você tenha uma taxa de natalidade maior do que a mortalidade, porém, cada vez mais próxima uma da outra, em virtude das dificuldades financeiras e de educação.
Leia também | Fortaleza registra fortes chuvas e alagamentos na manhã desta segunda-feira (3)
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.