Dados do Portal da Transparência do Registro Civil apontam que, em abril, Fortaleza contabilizou 3.108 mortes e 2.600 nascimentos. Com isso, o último mês foi o segundo consecutivo em que o número de mortes supera o índice de natalidade.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Leia também | Fortaleza retoma a aplicação da segunda dose; confira a lista dos agendados para segunda-feira (03/05)
Desde o início da pandemia, abril de 2021 foi o quarto mês em que os nascimentos são menores que as mortes. Só a Covid-19 matou, em Fortaleza, mais de 7. 500 pessoas em pouco mais de um ano. Para o presidente da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana, Paulo de Sá, o fenômeno está diretamente ligado ao medo que a Covid-19 trouxe nos primeiros meses de pandemia. Ouça:
Em todo o país, nove capitais tiveram resultado semelhante. No Nordeste, além de Fortaleza, integram a lista São Luís (MA) e Recife (PE).
>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<
Além disso, a queda da natalidade e do número de filhos por casal já vem sendo observada há algumas décadas. Paulo de Sá acredita que a partir de agora, deve aumentar o número de nascimentos, mas ainda não nos níveis pré-pandemia.
Eu acredito que seja algo momentâneo, e a tendência no Brasil é que ainda você tenha uma taxa de natalidade maior do que a mortalidade, porém, cada vez mais próxima uma da outra, em virtude das dificuldades financeiras e de educação.
Leia também | Fortaleza registra fortes chuvas e alagamentos na manhã desta segunda-feira (3)