As redes de farmácias ou farmácias privadas em Fortaleza podem integrar um projeto piloto de vacinação contra a Covid-19. Estabelecimentos interessados devem acessar o edital de chamamento público que foi publicado pela Secretaria da Saúde do Ceará, na última quinta-feira (6).
As farmácias estarão autorizadas a aplicar imunizantes do Sistema Único de Saúde (SUS), disponibilizados em seringas compradas pelo Estado. As vacinas que podem ser utilizados são a CoronaVac e a AstraZeneca, que fazem parte do Plano Nacional de Imunização.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Os locais poderão aplicar as vacinas em grupos prioritários, preferencialmente em idosos. Podem ainda realizar imunização referente a segunda dose dos demais grupos prioritários.
De acordo com a Sesa, uma lista traz 14 requisitos, como a existência de alvará sanitário, espaço para drive-thru e necessidade de um vacinador habilitado. Pelo menos 10 das 14 exigências devem ser aprovadas.
De acordo com o documento, “a estratégia de utilização das redes de farmácias vem sendo bem-sucedida em diversos estados e até mesmo em outros países”. Segundo a Secretaria da Saúde, o objetivo também é reduzir contatos entre pacientes contaminados e não contaminados e reduzir ainda o tempo para que seja atingida a imunidade rebanho.
O Ceará já aplicou ao todo, conforme o Vacinômetro da Sesa, 2.158.922 doses da vacina contra a Covid-19. Foram 1.400.501 de dose um e 758.922 de dose dois. Os dados foram atualizados às 16h desta sexta-feira (7).
>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<