OPERAÇÃO GÊNESIS

MPCE deflagra 3ª fase de operação para desarticular organização criminosa com a participação de policiais

A ação está sendo realizada em Fortaleza e Caucaia

Compartilhe:
27 de maio de 2021
Márcia Catunda

Na manhã desta quinta-feira (27), o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) deflagrou a 3ª fase da Operação Gênesis, que tem como objetivo desarticular uma organização criminosa formada por integrantes de facções e policiais. A ação está sendo realizada em Fortaleza e Caucaia por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO).

MPCE deflagra 3ª fase de operação para desarticular organização criminosa com a participação de policiais
Foto: Divulgação / MPCE

Leia também | Empresa é condenada pela justiça por fazer “paredão de eliminação” na demissão de funcionários

No total, foram expedidos 26 mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão, sendo 21 contra integrantes de organizações criminosas (08 já recolhidos ao sistema penitenciário estadual) e 05 contra policiais militares do Ceará em Fortaleza e em Caucaia.

Segundo as investigações do GAECO, uma facção criminosa de atuação nacional uniu-se a outras organizações criminosas de menor porte aqui em Fortaleza, todas com atuação no bairro Bom Jardim e adjacências. O grupo é apontado pela prática de tráfico de drogas, homicídios, corrupção ativa, lesões corporais, ameaças, lavagem de dinheiro, entre outras ilegalidades.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<

Outra descoberta das investigações é que a facção criminosa contou com a ação de policiais militares no Ceará que atuavam para retirar qualquer obstáculo ao funcionamento das atividades criminosas.

A primeira fase da Operação Gênesis foi deflagrada em setembro de 2020, quando foram cumpridos 17 mandados de prisão, busca e apreensão em Fortaleza e em Maracanaú. Os alvos eram policiais militares e civis no Estado.

Já a segunda fase foi deflagrada em outubro, quando foram cumpridos 16 mandados de prisão e 16 mandados de busca e apreensão em Fortaleza e em Caucaia. Entre os alvos estavam três policiais militares e três policiais civis da ativa, nove suspeitos de tráfico de drogas e um ex-policial militar.

Leia também | Ações das Polícias Civil e Militar resultam no aumento de 141% nas apreensões de drogas no Ceará

Saiba mais sobre a operação no vídeo do CE no Ar

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.