COVID-19

Novo decreto estadual libera reabertura no Sertão Central, Litoral Leste e Jaguaribe; Cariri segue com restrições

Governador Camilo Santana informou que os números da pandemia estão melhores, mas que a situação no Cariri ainda é bem preocupante.

Compartilhe:
28 de maio de 2021
Assistente de Redação vídeo

Na noite desta sexta-feira (28), o governador Camilo Santana anunciou as medidas do novo decreto estadual de isolamento social. Antes de pontuar as determinações, o gestor apresentou as ações do governo do Ceará no enfrentamento à Covid-19. Destacou a busca constante por vacina e abertura de novos leitos de UTI, lembrando a visita que fez ao ministro de saúde nesta quinta-feira, em Brasília. 

Novo decreto estadual libera reabertura no Sertão Central, Litoral Leste e Jaguaribe; Cariri segue com restrições
Camilo fez o anúncio do novo decreto ao lado do secretário de saúde do Estado, Dr. Cabeto. Foto: Reprodução

De acordo com o governador, a novidade fica por conta do avanço da flexibilização das atividades econômicas para as regiões Sertão Central, Litoral Leste e Jaguaribe, que passam a usufruir das mesmas medidas que haviam sido liberadas na semana passada para as macrorregiões Fortaleza e Sobral. Contudo, a região do Cariri segue com medidas mais restritivas, devido à taxa de positividade de casos de Covid-19. Ao apresentar os números da Região, Camilo enfatizou que a circulação do vírus ainda apresenta números elevados no Cariri.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Sobre a situação da pandemia no Ceará, o governador Camilo Santana comentou que, nos últimos sete dias, foi registrado uma queda no número de casos confirmados e óbitos, além da baixa no número de internações. Já a taxa transmissão está estável. O governador mostrou ainda preocupação com os impactos que a variante indiana pode apresentar no Estado.

Por fim, Camilo confirmou que o início da vacinação dos professores está confirmado para este sábado (29). Em Fortaleza, serão 57 pontos de vacinação. 

Os detalhes do decreto estadual serão publicados no Diário Oficial do Estado que será divulgado neste sábado (29) e terão validade até o próximo dia 6 de junho de 2021.

Medidas válidas para todo o Estado, com exceção do Cariri:

1) O comércio de rua pode funcionar das 10h às 19h, e os shoppings das 12h às 21h;

2) Os restaurantes e demais estabelecimentos de alimentação fora do lar têm autorização para funcionar das 10h às 21h, com capacidade até 50%, de segunda a domingo;

3) Nas academias, ficam prolongado o horário de funcionamento até 21h;

4) Ficam autorizadas atividades esportivas individuais em clubes, como também escolinhas de esportes em clubes e areninhas;

5) Estão autorizadas as aulas práticas do ensino superior e atividades extra-curriculares das escolas, como também os cursos de música, informática, idiomas, entre outros;

6) O toque de recolher será realizado todos os dias das 22h às 5h, em todo o Estado.

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.