Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
COVID-19
Governo e municípios cearenses aprovam o início da vacinação na população geral neste mês
Com a decisão, os 184 municípios cearenses, responsáveis pela aplicação das doses dos imunizantes, já podem planejar os agendamentos da população geral.
REDAÇÃO GCMAIS
Postado em 1 de junho de 2021
Governo e municípios cearenses aprovam o início da vacinação na população geral neste mês
Vacinação para o público geral estaá autorizada após o cumprimento de 90% das metas das quatro fases prioritárias do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Foto: Agência Brasil

A Comissão Intergestores Bipartite do Ceará (CIB-CE), formada por gestores da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e das secretarias municipais de Saúde, se reuniu nesta terça-feira (1º) e decidiu aprovar o início da vacinação contra a Covid-19 na população geral do Estado, escalonada por idade em ordem decrescente de 59 anos a 18 anos, após o cumprimento de 90% das metas das quatro fases prioritárias do Programa Nacional de Imunizações (PNI). O acordo foi pactuado com a presença de membros dos Ministérios Públicos Estadual, Federal e do Trabalho.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Dessa forma, os 184 municípios cearenses, responsáveis pela aplicação das doses dos imunizantes, já podem planejar os agendamentos da população geral. Para receberem as doses, as pessoas precisam estar cadastradas na plataforma Saúde Digital.

No cronograma atual, as vacinações dos grupos prioritários da Fase 4 da campanha de vacinação têm previsão de ocorrer até o dia 11 de junho. Esta etapa inclui os trabalhadores da Educação, forças de Segurança e Salvamento, Forças Armadas, funcionários do Sistema de Privação de Liberdade, trabalhadores portuários e do transporte aéreo.

A expectativa do Governo do Ceará é que as pessoas entre 58 e 59 anos recebam a vacina ainda neste mês de junho, logo quando for concretizada a vacinação da quarta fase. Por isso, a partir do dia 12 de junho, o público desta faixa etária já poderá ser convocado.

Leia também | Fortaleza e outros 16 municípios terão mutirão para vacinar todos os profissionais de segurança até sexta (4)

O escalonamento das faixas etárias decrescentes será feito a partir de 59 até 18 anos de idade. O Governo do Estado frisou que os prazos para aplicação das vacinas estão condicionados à disponibilidade de vacinas. “Essa decisão é a mais transparente possível, segura e justa. Termina, assim, uma série de debates de prioridades. É o mais adequado. Criar novos grupos de prioridades pode causar atraso e confusão entre categorias profissionais. O objetivo maior das instituições que fazem a CIB é vacinar todos os cearenses, da forma mais rápida e democrática”, pontuou o secretário da Saúde do Ceará, Dr. Cabeto.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<


Deixe seu comentário