A ferramenta, oferecida por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp, está disponível pelo número (85) 9.9814.0754.
Zap Delas: mulheres contam com novo canal para denunciar violência no Ceará
As mulheres e meninas podem contar com um novo aliado no combate à violência no Ceará. O Zap Delas, novo canal de comunicação direta destinado ao atendimento de vítimas de violência em terras cearenses, foi lançado na manhã desta segunda-feira (14), pela Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa. A ferramenta, oferecida por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp, está disponível pelo número (85) 9.9814.0754.

Para o presidente da Casa, deputado Evandro Leitão (PDT), que participou do lançamento, a ferramenta consiste em mais uma forma de acolher as mulheres vítimas de violência.
“Trata-se de mais um serviço que a Procuradoria da Mulher oferece, uma assistência especializada que realiza, além de um atendimento humanizado, os encaminhamentos jurídicos e psicossociais que as vítimas necessitam. Nós, enquanto Poder Público, estamos fazendo apenas a nossa parte ao criar mecanismos de acolhimento a essas mulheres vítimas de violência”, disse. Também, de acordo com o deputado “é uma forma de olharmos para a nossa sociedade e em especial para a mulher, trazendo sensibilidade e empatia ao Parlamento.”
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A procuradora Especial da Mulher, deputada Augusta Brito (PCdoB), reforçou que o novo canal de atendimento, que utiliza o aplicativo de mensagens WhatsApp, é mais uma ferramenta, entre tantas outras que compõem a Rede de Acolhimento e Enfrentamento à Violência contra a Mulher, e que servirá tanto para denunciar quanto para informar.
“Por se tratar de uma ferramenta, cujo acesso é mais simples e rápido, será utilizada também para informar sobre os demais canais que compõem essa rede de acolhimento, e sobre os direitos das mulheres e orientações gerais.”
Leia também | Combate à violência contra a mulher passa a fazer parte do currículo escolar no Brasil
A técnica da Procuradoria e uma das administradoras do Zap Delas, Ingrid Silva, considera a novidade um “avanço” entre as ações da Procuradoria, e informa que o projeto é pensado, organizado e coordenado por uma equipe técnica multidisciplinar, que conta com psicólogos, assistentes sociais, advogadas, entre outros profissionais.
“A equipe recebeu treinamento especializado voltado para o atendimento humanizado desse tipo de demanda, de forma que estamos preparadas para oferecer um atendimento de qualidade e resolutivo para as mulheres que necessitarem desse serviço”, acrescentou.
Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 17 horas, e contam com servidoras capacitadas para identificar possíveis casos de violações contra mulheres e meninas. As usuárias recebem orientações iniciais e são encaminhadas para acompanhamento multidisciplinar da Procuradoria Especial da Mulher ou do órgão competente para tratar da demanda, conforme o caso.

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Em meio ao combate às facções, Guilherme Sampaio diz que Elmano está no caminho certo

Ceará está sob aviso de chuvas intensas para mais de 160 cidades

Veja o que abre e o que fecha em Fortaleza no Dia de São José
