COVID-19

Ceará registra mais de 1,4 mil reações adversas às vacinas; confira quais são e o que fazer

A Secretaria da Saúde ressalta que as vacinas são seguras e as reações adversas não são graves

Compartilhe:
18 de junho de 2021
Márcia Catunda

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) já registrou, em todo o Estado, mais de 1,4 mil casos de reações adversas às vacinas contra covid-19. Porém, segundo o órgão, todas as reações são consideradas leves ou moderadas, nenhuma é grave. Além disso, o número é bem baixo se comparado com a quantidade de vacinas já aplicadas no Ceará, que passa de 3,5 milhões, somando primeiras e segundas doses.

Ceará registra mais de 1,4 mil reações adversas às vacinas; confira quais são e o que fazer
Foto: Governo do Ceará

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

As reações mais comuns para quem toma a vacina contra a covid-19 são:

  • febre;
  • cefaleia;
  • mialgia;
  • calafrios;
  • diarreia;
  • desconforto abdominal;
  • edema;
  • dor localizada;
  • náusea;
  • prurido;
  • sonolência.

Segundo Magda Almeida, secretária Executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, essas reações são comuns em diversos procedimentos e medicações, inclusive na vacinação. “A reação à vacina AstraZeneca tem sido um pouco mais comum do que as das outras vacinas, mas são vacinas seguras e que não têm tido nenhum problema maior, nenhuma reação grave”, explica.

Leia também | Pessoas de 12 a 17 anos podem se cadastrar para vacinação contra Covid-19 no Ceará

Até o dia 28 de maio, o Estado havia registrado 772 reações para as vacinas da CoronaVac, 623 da AstraZeneca e apenas seis da Pfizer. No caso da AstraZeneca, a recomendação é que a vacina não seja aplicada em gestantes, puérperas e pessoas que já sofreram trombose venosa ou arterial associada a trombocitopenia.

Seguindo essas orientações, Magda Almeida ressalta: “Qualquer vacina para a covid é segura. E é importante a gente saber que a imunidade para a covid só vai chegar após a segunda dose da vacina. Então não perca a segunda dose da vacina, mas caso você tenha perdido, procure o seu município para tomar a segunda dose. É importante que, independente do atraso dessa segunda dose, ela seja feita. Geralmente, após a segunda dose, são 15 dias para uma pessoa estar imunizada”.

O que fazer nos casos de reações adversas às vacinas

As pessoas que apresentarem qualquer reação adversa às vacinas contra a covid-19 podem procurar o atendimento virtual do Plantão Coronavírus, plataforma da Secretaria da Saúde do Ceará que auxilia com informações sobre a pandemia e oferece atendimento profissional. “A gente tem, dentro da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, um canal que é o Plantão Coronavírus, onde as pessoas que desenvolvem reações depois da vacina podem ser consultadas e avaliadas online. E os profissionais médicos podem tirar as dúvidas em relação às notificações desses eventos adversos”, explica Magda Almeida.

O Plantão Coronavírus pode ser acessado através do site da Sesa ou pelo Whats App (85) 984390647.

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.