Segundo publicado pelo governador, um dos assuntos da reunião é o cronograma de entrega de vacinas “que vem sendo sistematicamente descumprido”
Camilo Santana participa de reunião com ministro da Saúde e cobra envio de vacinas
Camilo Santana (PT), governador do Ceará, participa de uma reunião com o titular do Ministério da Saúde, Marcelo Queiroga, na manhã desta terça-feira (13). Segundo o líder do Executivo Estadual, um dos temas que estão sendo abordados neste encontro virtual é o cumprimento do cronograma de entrega de vacinas contra covid-19 ao Estado.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
“Reunião neste momento com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, governadores e secretários. Tratamos, principalmente, sobre a importância do cumprimento do cronograma de envio das vacinas aos estados por parte do Ministério, que vem sendo sistematicamente descumprido”, destacou o petista em uma publicação nas redes sociais.
O governador do Ceará também discutiu com o ministro Marcelo Queiroga sobre a antecipação da segunda dose de vacina contra covid-19. Alguns estados estão tomando esta medida com a finalidade de garantir a imunização completa para combater a variante Delta, que já está em circulação no País. Estudos recentes mostram que apenas as duas doses do imunizante são capazes de neutralizar essa cepa do coronavírus.
Leia também | Vacinação em Fortaleza: confira a lista de agendados para terça-feira, 13 de julho (13/07)
“Foram discutidos outros pontos, como a antecipação da 2ª dose. As diretrizes serão definidas pelo Plano Nacional de Imunização. Darei mais detalhes sobre a reunião com o ministro em nossa live de daqui a pouco, às 12h”, escreveu Camilo Santana.
Foram discutidos outros pontos, como a antecipação da 2ª dose. As diretrizes serão definidas pelo Plano Nacional de Imunização. Darei mais detalhes sobre a reunião com o ministro em nossa live de daqui a pouco, às 12h. pic.twitter.com/3dzJQvgM9W
— Camilo Santana (@CamiloSantanaCE) July 13, 2021
Fortaleza poderia vacinar todos cadastrados em duas semanas
Com base na capacidade de aplicação de vacinas da Prefeitura de Fortaleza, a Secretaria Municipal da Saúde estima que todos os cadastrados para a vacinação contra covid-19 poderiam receber a primeira dose nas próximas duas semanas. Esta previsão, porém, depende de uma entrega regular de imunizantes ao Município.
A informação foi divulgada pela secretária da Saúde, Ana Estela Leite, durante uma live na última segunda-feira (12). Segundo ela, a Prefeitura possui capacidade para agendar 241 mil pessoas para receber a vacina semanalmente. O número de moradores de Fortaleza que estão cadastrados no Saúde Digital é de 473.679 pessoas, contando com adolescentes entre 17 e 12 anos, que ainda não estão recebendo a vacina, mas podem tomar a Pfizer.
“Com a capacidade instalada que o município tem, de 241 mil pessoas por semana, em duas semanas, caso haja doses suficientes, caso haja uma regularidade nesse recebimento, a gente teria duas semanas para concluir a primeira dose em toda a população cadastrada”, explica Ana Estela Leite.
Porém, a secretária ressalta que, diante desta irregularidade nos lotes entregues para a Prefeitura de Fortaleza, a gestão não faz nenhum cronograma prevendo quando a imunização contra a covid-19 vai ser concluída na Capital.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.