Nesta sexta-feira (16), o Ceará superou a marca de 5 milhões de doses de vacinas contra covid-19 aplicadas na população. No total, as secretarias municipais de Saúde de todas as cidades cearenses aplicaram 5.010.320 doses desde o início da campanha de imunização, em janeiro deste ano. Os dados são do vacinômetro da Secretaria Estadual da Saúde.
Leia também | Ceará: vendedor que teve celular roubado ganha outro aparelho do irmão da assaltante
Desta quantidade, 1.397.971 residentes do Ceará já estão com a imunização completa, seja por ter recebido duas doses das vacinas Pfizer, CoronaVac ou AstraZeneca, ou por ter tomado a vacina de dose única, a Janssen. Este número representa 15% da população total do Estado, com base na estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O governador do Estado, Camilo Santana (PT), comemorou a marca através das redes sociais. “O Ceará chegou a 5.010.320 doses de vacinas contra a Covid aplicadas em todo o estado. Seguimos trabalhando firmes, em parceria com os municípios, para que os cearenses sejam vacinados o mais rápido possível. Agradeço, de coração, a todos os profissionais de saúde pelo empenho”, escreveu o gestor.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O Ceará chegou a 5.010.320 doses de vacinas contra a Covid aplicadas em todo o estado. Seguimos trabalhando firmes, em parceria com os municípios, para que os cearenses sejam vacinados o mais rápido possível. Agradeço, de coração, a todos os profissionais de saúde pelo empenho. pic.twitter.com/wfPPJ7UZdr
— Camilo Santana (@CamiloSantanaCE) July 16, 2021
Apesar de ser uma marca importante, ainda está longe de ser o ideal, segundo os especialistas. Estima-se que a pandemia só deve ser controlada quando, pelo menos, 70% da população estiver imunizada contra o coronavírus.
Leia também | Entrega do Auxílio Cesta Básica começa hoje (16) no Ceará; saiba onde receber
Na tentativa de acelerar esta campanha de vacinação, o Governo do Ceará está realizando tentativas de compras diretas de novas doses com os laboratórios que produzem os imunizantes. Camilo Santana publicou, na quarta-feira (14), que está em negociações diretas com a Sinovac, da China, para comprar 3 milhões de doses da CoronaVac.
“Na luta por mais vacinas informo aos meus irmãos e irmãs cearenses que o Governo do Ceará tem mantido negociações com a Empresa chinesa Sinovac para aquisição de pelo menos 3 milhões de doses da Coronavac”, escreveu Camilo Santana. “Além de contatos feitos ano passado, enviamos à China um dos nossos secretários desde o último mês de maio para contatos diretos, bem como temos mantido conversas com o Instituto Butantã, em SP, que representa o laboratório no Brasil”, escreveu o governador.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<