O anúncio desta solicitação foi feito pelo secretário da Saúde, Dr. Cabeto, durante o balanço dos seis meses de vacinação contra a covid-19
Ceará solicitou ao Ministério da Saúde a vacinação de adolescentes entre 12 e 17 anos com comorbidades
O Governo do Ceará enviou uma solicitação ao Ministério da Saúde do Governo Federal para que o Estado possa começar a vacinação nos adolescentes entre 12 e 17 anos. A informação foi divulgada pelo secretário da Saúde, Dr. Cabeto, em um vídeo em que comemora os seis meses da imunização contra covid-19.
“Encaminhamos, também, ao Ministério da Saúde, uma solicitação ao Programa Nacional de Imunização para incluir, de forma prioritária na vacinação, as pessoas entre 12 e 17 anos”, afirmou Dr. Cabeto.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Leia também | Ministro da Saúde critica municípios que criam regras próprias de vacinação
A Anvisa autorizou que a vacina da Pfizer fosse utilizada na imunização de pessoas nesta faixa etária no Brasil. Este imunizante também é usado em adolescentes em outros países do mundo. Aqui no Ceará, essa vacinação deve começar seguindo regras específicas, como destaca o secretário:
“Especificamente para essas pessoas nessa idade, [serão priorizadas] portadoras de comorbidades e pessoas portadoras de deficiência física. Isso fará com que, mais uma vez, a gente tome a medida certa para proteger a população mais vulnerável”, afirma.
No vídeo, o titular da Secretaria da Saúde também fez um balanço dos seis meses da vacinação contra covid-19 no Estado. Em sua fala, ele reforçou a importância da distribuição ágil dos imunizantes pelos municípios cearenses. “Quanto mais rápido se vacina, mais protege as pessoas. Outro ponto importante é que nós atingimos a marca de perto de 39% da população recebendo a primeira dose. Nossa meta é chegar, no final de agosto, com 100% da população até os 18 anos de idade vacinadas. Para garantir que nós tenhamos mais segurança para manter as atividades essenciais”, destaca.
Na última sexta-feira (16), o Ceará ultrapassou a marca de 5 milhões de vacinas contra covid-19 aplicadas desde o início da imunização, em 26 de fevereiro. Segundo a Secretaria da Saúde, o Estado ocupa o primeiro lugar na vacinação de primeira dose no Nordeste.
Porém, a baixa quantidade de imunizantes que foram enviados pelo Ministério da Saúde atrapalham o andamento desta vacinação. Neste fim de semana, diante do fim do estoque de primeira dose, Fortaleza não realizou o agendamento da população e aguarda a chegada de um novo lote para retomar esta aplicação.
Leia também | Com estoque zerado, Prefeitura de Fortaleza suspende vacinação neste fim de semana
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.