CHEGADA DE VACINAS

Ceará recebe lote com 262 mil vacinas da Pfizer e aguarda doses da Astrazeneca e Janssen

Após a chegada ao Aeroporto Internacional de Fortaleza, as doses da Pfizer foram enviadas para a Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos

Compartilhe:
19 de setembro de 2021
Assistente de Redação vídeo

Na tarde deste domingo (19), o Ceará recebeu 262.080 doses da Pfizer/BioNTech, que serão direcionadas para aplicação da primeira e segunda doses na vacinação da população em geral. Para esta segunda-feira (20), estão previstas a chegada de mais dois lotes, com 91.500 vacinas, sendo mil doses da Janssen e 90.500 da AstraZeneca/Fiocruz.

Ceará recebe lote com 262 mil vacinas da Pfizer e aguarda doses da Astrazeneca e Janssen
Foto: Tiago Stille/Governo do Ceará

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Após a chegada ao Aeroporto Internacional de Fortaleza, as doses da Pfizer foram enviadas para a Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim), da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa).

Ao todo, 11.456.058 doses já foram enviada sao Ceará pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde. A distribuição das novas doses será feita de forma proporcional aos municípios cearenses.

O Estado já entregou aos 184 municípios o equivalente a 10.182.499 aplicações dos imunizantes da CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen. O agendamento da vacinação é de responsabilidade de cada município.

Vacinação de adolescentes

O Governo do Ceará decidiu pela manutenção da vacinação de adolescentes. O chefe do Executivo estadual Camilo Santana, fez um apelo para que todos continuem com a imunização.

“A orientação dos especialistas é vacinar. Para quem tomou a primeira dose, não perca a segunda aplicação. Se perdeu o prazo da vacinação da segunda dose, procure um posto e se vacine. Já estamos dando o reforço da terceira dose aos mais idosos, e quanto mais pessoas forem imunizadas, melhor será o enfrentamento da pandemia. Além disso, decidimos, através de comitê, que vamos manter a vacinação entre os jovens de 12 a 17 anos, pois a decisão polêmica e unilateral do Ministério da Saúde – de sugerir a parada da vacinação para essa faixa etária – vai contra a orientação dos especialistas de saúde, da Anvisa. Quero fazer um apelo para todos os jovens e adolescentes do Ceará, e aos seus pais, para que se vacinem, aos pais e aos jovens. Estamos aplicando a vacina Pfizer, por orientação dos especialistas”, disse.

O cadastro para a vacinação deve ser feito por meio da plataforma Saúde Digital. Após o preenchimento do formulário, um e-mail é enviado para a confirmação do registro. A alternativa à confirmação online acontece pelo telefone 0800 275 1475.

Leia também | Novas regras passam a valer em condomínios a partir desta segunda-feira (20)

O CPF passa a não ser mais obrigatório para registro no sistema, e sim o Cartão Nacional de Saúde (CNS), documento de identificação do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). Quem já tomou alguma vacina ou recebeu qualquer atendimento nos serviços públicos de saúde, já possui a numeração do CNS. Pessoas que têm ou tiveram plano de saúde também possuem a sequência numérica.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.