DOCUMENTAÇÃO

Saiba onde fazer emissão de 1ª e 2ª via do RG no Ceará

Quem vai solicitar o documento pela primeira vez não precisa pagar nada. Já a 2ª via exige uma taxa, mas há alguns casos de isenção

Compartilhe:
30 de setembro de 2021
Márcia Catunda

A carteira de identidade (RG) é um dos documentos mais importantes para os cidadãos brasileiros e, por isso, é alta a procura de emissão, seja da 1ª ou da 2ª via. No Ceará, é possível solicitar este documento por meio do Vapt Vupt, das Casas do Cidadão ou do Centro de Formação e Inclusão Socioprodutivo (Cefisp). Além disso, a Secretaria da Proteção Social (SPS) do Governo do Estado também possui canais de atendimento remoto.

Saiba onde fazer emissão de 1ª e 2ª via do RG no Ceará
Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Leia também | Auxílio Gás para todo Brasil é aprovado na Câmara; veja quem recebe

Em casos de necessidades emergenciais, a SPS informa que a emissão de RG pode ser solicitada pelo chat da SPS, no site www.sps.ce.gov.br, ou pelo e-mail da Coordenadoria de Cidadania: [email protected].

Quem optar pelo atendimento presencial em uma das unidades do Vapt Vupt, é necessário realizar um agendamento por meio do site oficial do serviço. Para acessar, clique neste link. Já quem opta pelo atendimento na Casa do Cidadão e Cefisp pode realizar o agendamento por meio deste link.

Leia também | Caixa Tem: saiba como pedir empréstimo de até R$ 1 mil pelo celular

Para quem vai realizar a emissão da 1ª via do RG, o procedimento é gratuito. Já para quem vai solicitar a 2° via deste documento de identidade, é necessário o pagamento de uma taxa no valor de R$ 56,20. Esta taxa pode ser isenta em determinadas situações:

  1. Pessoas desempregados que estejam recebendo as parcelas do seguro desemprego;
  2. pessoas em situação de vulnerabilidade social, mediante apresentação de declarações das assistências sociais do Município;
  3. cidadãos que tenham sido vítimas de roubo, desde que comprovem através de registro de Boletim de Ocorrência policial.

Leia também | CNH Popular retorna nas próximas semanas; veja se você tem direito

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.