Outubro terá duas chuvas de meteoros que poderão ser vistas no Ceará | Portal GCMAIS

Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
FENÔMENOS
Outubro terá duas chuvas de meteoros que poderão ser vistas no Ceará
O mês terá três fenômenos astronômicos que poderão ser vistos no Estado
REDAÇÃO GCMAIS
Postado em 7 de outubro de 2021
Outubro terá duas chuvas de meteoros que poderão ser vistas no Ceará
Foto: Pexels

Os apaixonados pela astronomia terão um mês de outubro animado em 2021. Pelo menos três fenômenos que irão acontecer nos próximos dias poderão ser vistos nos céus do Ceará: duas chuvas de meteoros e uma aparente aproximação entre a lua e o planeta Júpiter.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Leia também | Redemoinho de poeira assusta moradores do Crato; entenda fenômeno

De acordo com Dermeval Carneiro, diretor do Planetário Rubens de Azevedo, a primeira das duas chuvas será de meteoros Draconídeos. “Como ocorre todos os anos, essa chuva tem seu ‘pico’ (maior taxa quantidade de meteoros por hora), entre os dias 06 e 10 de outubro”, explica.

Porém, Romário Fernandes, professor de Astronomia, acrescenta que este fenômeno, apesar de poder ser avistado nos locais mais distantes das grandes cidades, não é tão fácil de se ver. “Essa não é uma chuva tipicamente boa porque ela não tem um grande número de meteoros. A perspectiva dela é de cinco meteoros por hora, uma taxa horária baixa. Além disso, o ponto de onde ela parece irradiar no céu fica no hemisfério Norte. Quando se fala que o Nordeste é um lugar melhor do Brasil para vê-la, é porque a gente fica mais perto do Equador”, explica.

Leia também | Avenida Desembargador Moreira terá nova sinalização

Mas para quem quer ver este fenômeno, o diretor do Planetário Rubens Azevedo recomenda: “Melhor local e horários para a observação da chuva Draconídeos é no Oeste (local do pôr do Sol) entre às 18h e 21h”.

Porém, ainda no mês de outubro vai acontecer uma outra chuva de meteoros, esta com mais potencial para ser vista pela população, como explica Romário Fernandes: “No final do mês a gente vai ter as orionídeas. É uma chuva de meteoro que tem o radiante aqui no hemisfério Sul e que também tem uma quantidade de meteoros bem maior”. De acordo com Dermeval Carneiro, o fenômeno será visível no dia 21 de outubro, com o melhor horário para visualização a partir das 23h.

“Pode ser visto a olho nu, não há necessidade de instrumentos. Em Fortaleza, os melhores locais são a Beira Mar ou a Praia de Iracema, olhando para o nascente (Horizonte Leste). Nas cidades do Interior, sempre olhando para o nascente, após as 23h”, recomenda o diretor do Planetário.

Leia também | Veja listas de agendados para vacinação em Fortaleza até domingo (10)

Além disso, um outro fenômeno astronômico acontecerá neste mês de outubro, como explica Dermeval Carneiro: “No dia 15 teremos uma belíssima imagem no céu com a aproximação entre a Lua e o planeta Júpiter. Você poderá ver no Leste (nascente) logo após o pôr do sol. Júpiter é o objeto luminoso sem cintilar (não “pisca”) localizado acima e logo à esquerda da Lua”.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<


Deixe seu comentário