A partir da próxima segunda-feira (15), os bares e restaurantes no Ceará vão passar a exigir um documento para comprovar a imunização contra a covid-19. Por isso, os residentes do Estado devem se adiantar e aprender a baixar o aplicativo que dá acesso ao passaporte de vacinação e descobrir como emitir o documento.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Leia também | Fortaleza ultrapassa a marca de 4 milhões de doses aplicadas contra a Covid-19
A novidade nas medidas de restrição da pandemia de covid-19 foi anunciada nesta sexta-feira (12), em uma live nas redes sociais do governador do Ceará.
“Nós estamos, de forma oficial, implementando a exigência do passaporte para o ingresso em estabelecimentos como restaurantes, bares e eventos. Já tínhamos iniciado uma experiência em eventos, por exemplo, no futebol, e tem sido cumprido de forma rigorosa”, disse Camilo Santana.“Não haverá mais restrições nos restaurantes e bares, os protocolos serão revistos. Isso tem sido dialogado com o setor”.
Durante a live, o governador também ensinou a população a baixar o Ceará App e emitir o passaporte da vacinação por meio desta ferramenta digital. A seguir, confira o passo a passo:
Veja como baixar e emitir o passaporte de vacinação no Ceará
- Baixe o Ceará APP nas lojas de aplicativos (para Android ou iOS)
- Clique em passaporte de vacinação
- Faça o cadastro solicitado, adicionando o CPF e uma senha
- Após o cadastro, aperte em emitir passaporte
- O aplicativo vai abrir o site do ConectSUS. Lá você escolhe a opção “vacinas” e seleciona a primeira ou segunda dose.
- Em seguida, clique em certificado de vacinação. Se for preciso um QR Code, basta apertar no símbolo no canto inferior da tela.
Leia também | Secretário da Saúde do Ceará alerta sobre 3ª onda da covid-19
Quem precisa apresentar o documento?
De acordo com o governador Camilo Santana, a obrigatoriedade do passaporte de vacinação é válida para todas as pessoas que estão na faixa etária de imunização contra o coronavírus. Crianças com menos de 12 anos não precisam apresentar o documento.
“Se você está com 12 anos e só tomou a primeira dose, você vai comprovar só a primeira dose. Se você já tomou as duas doses, você vai comprovar o esquema completo”, explicou o govenador.