Uece articula com deputados e secretários de Governo a busca de recursos para ampliar atendimento do hospital veterinário | Portal GCMAIS

Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
EM FAVOR DOS ANIMAIS
Uece articula com deputados e secretários de Governo a busca de recursos para ampliar atendimento do hospital veterinário
Em reunião, comitiva encaminha uma proposta de emenda parlamentar ao Orçamento da União com vistas a complementar emergencialmente os recursos do hospital.
REDAÇÃO GCMAIS
Postado em 14 de novembro de 2021
Uece articula com deputados e secretários de Governo a busca de recursos para ampliar atendimento do hospital veterinário
Hospital da Uece já realizou 79 mil atendimentos, 12 mil cirurgias e 142 mil exames. Foto: Tiago Stille/Governo do Ceará

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) está em campanha para buscar uma maior atuação do Hospital Veterinário Dr. Sylvio Barbosa Cardoso (HVSBC). Tendo isso em vista, o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, e o vice-reitor Dárcio Ítalo Teixeira, receberam na última sexta-feira (12), no Gabinete da Reitoria, quatro secretários do Governo do Estado, além de parlamentares cearenses para dar início a um trabalho de mobilização para a captação de recursos.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Participaram do encontro para discutir a situação do Hospital Veterinário o secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, o secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Secitece, Carlos Décimo e o secretário executivo de Acompanhamento de Projetos Especiais, Flávio Jucá, da Casa Civil. Também estiveram presentes os assessores dos deputados Acrísio Sena e Célio Studart e o coordenador da Coordenadoria de Proteção e Defesa Animal (Coani), da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Jeová Costa.

O reitor da Uece destacou que está em curso uma negociação com o Governo do Estado do Ceará para implantação plena da Clínica de Grandes Animais a partir de ajuste dos recursos de custeio para o ano de 2022.

Leia também | Primeira fase do Vestibular 2022.1 da Uece é aplicada na próxima segunda-feira (15)

Para que o hospital possa ampliar sua atuação, com a preparação de estudantes e a com realização de pesquisas, é necessário investir em novas aquisições de equipamentos e insumos. Após a reunião, a comitiva definiu que será feita uma proposta de emenda parlamentar ao Orçamento da União, pelo deputado federal Célio Studart e pelo deputado estadual Acrísio Sena, com vistas a complementar emergencialmente os recursos do hospital.

Outra pauta debatida foi a possibilidade de realização, para o médio e longo prazo, da criação de um sistema, nos moldes de uma rede pública de atendimento, em que o Hospital Veterinário da Uece cumprirá importante papel, tornando-se referência estadual, envolvendo Governo do Ceará e Prefeituras.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Após a reunião, a comitiva seguiu para conhecer o hospital, equipamento de 5.432m² de área coberta, onde são realizados atendimentos clínicos, aplicação de vacinas, exames, internações, cirurgias, unidade de tratamento intensivo (UTI), orientação técnica, identificação e controle de natalidade de animais abandonados, entre outros serviços, pelos quais são cobrados valores populares.

O Hospital veterinário

Atualmente, o Hospital Veterinário da Uece atende, aproximadamente, 60 pacientes no equipamento, onde já foram feitos, ao todo, 79 mil atendimentos, 12 mil cirurgias e 142 mil exames laboratoriais. De acordo com o vice-reitor e ex-diretor do Hospital Veterinário, professor Dárcio Italo, trata-se de “um importante equipamento de pesquisa, ensino e extensão. É um hospital-escola”, afirmou ao pontuar uma série de atividades que são executadas no hospital.


Deixe seu comentário