Teve início nesta segunda-feira (13) o período de inscrições para o processo seletivo de novos alunos das Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP) da rede pública estadual cearense. O Governo do Estado oferta 21 mil vagas, para a 1ª série do Ensino Médio, em 123 unidades.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A partir de 2022, haverá duas novas opções de curso em escolas de educação profissional, além das 52 já existentes. São elas: técnico em Desenvolvimento de Sistemas e Técnico em Computação Gráfica. Ao todo, as Escolas Profissionalizantes atendem cerca de 55 mil jovens, em 101 municípios do Estado.
Como são feitas as inscrições?
As inscrições para participar do processo seletivo são realizadas presencialmente, na sede de cada escola, seguindo o prazo previsto em edital. O Governo do Estado informou que as etapas do processo seletivo serão divulgadas nos sites das respectivas Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes), para as escolas situadas no Interior; e no site da Secretaria da Educação (Seduc), para as unidades de ensino localizadas em Fortaleza.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Neste modelo de ensino, o estudante fica na escola das 7h às 17h, de segunda a sexta, tendo acesso à formação profissional integrada ao Ensino Médio convencional. Dessa forma, o aluno obtém qualificação para ingressar no mercado de trabalho ao mesmo tempo em que se habilita a concorrer a uma vaga na universidade.
Na 3ª série do Ensino Médio, o Governo do Ceará propicia o estágio curricular obrigatório e remunerado para os alunos das Escolas Profissionalizantes. No momento, 6 mil empresas são parceiras nos programas de promoção de estágio profissional, com previsão de atendimento de 18 mil estudantes.
Acesse abaixo os editais das escolas situadas em Fortaleza.
Sefor 1:
EEEP Dona Creusa do Carmo Rocha
Sefor 2:
EEEP Jaime Alencar de Oliveira
EEEP Maria Ângela da Silveira Borges
Sefor 3: