Vacinação para crianças de 5 a 11 anos no Ceará deve começar até a próxima segunda-feira (17) | Portal GCMAIS

Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
VACINA CONTRA A COVID-19
Vacinação para crianças de 5 a 11 anos no Ceará deve começar até a próxima segunda-feira (17)
O Ceará será contemplado, no primeiro momento, com 3.800 doses da vacina da Pfizer.
REDAÇÃO GCMAIS
Postado em 10 de janeiro de 2022
Vacinação para crianças de 5 a 11 anos no Ceará deve começar até a próxima segunda-feira (17)
Para que as crianças tenham acesso à vacina é necessário ter cadastro na plataforma Saúde Digital. Foto: Sesa/Divulgação

Em entrevista coletiva nesta segunda-feira (10), o titular da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), Marcos Gadelha, anunciou que a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 deve começar na próxima segunda-feira (17). A confirmação, no entanto, depende da chegada dos imunizantes que serão disponibilizadas pelo Ministério de Saúde.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Conforme o secretário, a expectativa é de que o primeiro lote com imunizantes para vacinação de crianças chegue no País no próximo sábado (15) e, com isso, estima-se que em até 48 horas o carregamento com os imunizantes desembarque em solo cearense .

O Ceará será contemplado, no primeiro momento, com 3.800 doses da vacina da Pfizer, segundo autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Leia também | Camilo anuncia abertos de novos leitos de UTI e enfermaria para tratar a covid-19

O titular da Sesa chamou a atenção ainda para que pais ou responsáveis realizem um acompanhamento da criança para possíveis reações adversas após a aplicação da vacina contra a covid-19. “A possibilidade de reações adversas graves é mínima. É muito raro. A maioria das vezes as reações adversas são muito leves, uma febre, uma dor de cabeça”, afirmou Gadelha.

Nota técnica sobre a vacinação de crianças

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) divulgou nesta segunda-feira (10) uma  nota técnica sobre a vacinação contra a covid-19 em crianças de 5 a 11 anos. O documento foi publicado menos de uma semana após a Sesa aprovar a aplicação dos imunizantes para essa faixa etária sem prescrição médica. Agora, o Governo do Ceará aguarda o Ministério da Saúde enviar as doses para dar início à vacinação neste público.

Para que as crianças tenham acesso à vacina é necessário ter cadastro na plataforma Saúde Digital  e, no ato da vacinação, estar acompanhado de pai ou responsável munido de documentação de identificação oficial. Já a distribuição das doses seguirá as faixas etárias por ordem decrescente.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

A decisão de não solicitar prescrição médica para aplicação da vacina, tomada na última terça-feira (4) pela Comissão Intergestores Bipartite do Ceará (CIB/CE), colegiado permanente de gestores da Saúde do Estado e dos 184 municípios cearenses, levou em consideração a validação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a estratégia, ainda em dezembro de 2021.


Deixe seu comentário