Governo do Ceará inaugura Barragem Amarelas, que vai beneficiar produtores rurais e moradores de Beberibe e Fortim | Portal GCMAIS

Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
OBRA HÍDRICA
Governo do Ceará inaugura Barragem Amarelas, que vai beneficiar produtores rurais e moradores de Beberibe e Fortim
A obra contou com investimento de mais de R$ 13,5 milhões.
REDAÇÃO GCMAIS
Postado em 12 de janeiro de 2022
Governo do Ceará inaugura Barragem Amarelas, que vai beneficiar produtores rurais e moradores de Beberibe e Fortim
A Barragem Amarelas conta com capacidade de armazenamento de 47.680.000 m³ de água. Foto: Thiara Montefusco

O Governo do Estado inaugurou na manhã desta quarta-feira (12) a Barragem Amarelas, em Beberibe. A obra, que teve investimento de mais de R$ 13,5 milhões, contou com recursos oriundos de uma parceria entre Governo do Ceará e o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), do Governo Federal. A execução foi coordenada pela SRH, por meio da Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra).

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A solenidade de inauguração da barragem Amarelas contou com a presença do governador Camilo Santana; do secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira; da prefeita de Beberibe, Michele Cariello; do vice-prefeito de Fortim; Igor Ciriaco; do secretário Nacional de Segurança Hídrica, Igor Aires Nunes; e demais autoridades.

Leia também | Camilo sanciona a Lei do Gás, que deve contribuir para reduzir o preço final do gás natural no Ceará

Durante o evento, Camilo enfatizou que a barragem será essencial para os produtores da região, e reafirmou que a segurança hídrica é prioridade para o Estado. “A questão da água para nós é prioridade. Nós enfrentamos muitos anos seguidos de seca no Ceará, mas não medimos esforços para fazer investimentos. Compramos equipamentos para perfuração de poços. 60% dos poços de toda a história da Sohidra foram perfurados nos últimos anos por conta da seca. Através das várias etapas do Projeto São José, temos levado oportunidades e assistência para as comunidades rurais. Os investimentos que a Companhia tem feito nos municípios levando água encanada também é uma das nossas prioridades”, afirmou o governador.

Sobre a Barragem Amarelas

Com capacidade de armazenamento de 47.680.000 m³ de água, a Barragem Amarelas vai ajudar no abastecimento hídrico das cidades de Beberibe e Fortim, além de funcionar como uma fonte hídrica para a irrigação de extensa área a jusante e para o desenvolvimento de atividades de piscicultura, proporcionando a criação de um polo regional.

“Beberibe é um município que não é só praia, mas tem praia, serra e sertão. Essa é uma região do sertão de Beberibe, e precisava de uma obra hídrica para garantir o abastecimento das comunidades rurais e da própria cidade se for necessário, podendo atender Fortim também. É mais um manancial que poderá não só receber água da chuva, mas quem sabe o rio Jaguaribe e o Castanhão voltando a encher”, explicou o titular da SRH, Francisco Teixeira.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Representado o Ministério do Desenvolvimento Regional, Igor Aires Nunes, secretário Nacional de Segurança Hídrica, afirmou que o Estado do Ceará é referência nacional na gestão dos recursos hídricos. “É sempre uma satisfação voltar ao Ceará e muito mais para ver uma obra bonita, grandiosa e marcante, que vai deixar benefício para Fortim e Beberibe. Aqui tem um aumento de disponibilidade hídrica para a região”, avaliou.

 


Deixe seu comentário