Pré-Bienal do Livro do Ceará começa na próxima segunda-feira (24); veja a programação | Portal GCMAIS

Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
CULTURA
Pré-Bienal do Livro do Ceará começa na próxima segunda-feira (24); veja a programação
Bienal Internacional do Livro do Ceará abre o ano com ações preparativas da Pré-Bienal
REDAÇÃO GCMAIS
Postado em 20 de janeiro de 2022
Pré-Bienal do Livro do Ceará começa na próxima segunda-feira (24); veja a programação
Foto: Ascom Secult

Tem início na próxima segunda-feira (24) a Pré-Bienal Internacional do Livro do Ceará. A Bienal, que foi suspensa em 2021 em razão das medidas sanitárias, inicia 2022 com a proposta de preparar o ambiente para o evento, que ocorrerá no segundo semestre de 2022, em data ainda a ser definida.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<

A abertura da Pré-Bienal será no dia 24, às 19 horas, com a apresentação da Programação e um Bate-Papo com os Curadores, os escritores Conceição Evaristo, Tércia Montenegro, Talles Azigon e Daniel Munduruku, responsáveis pela curadoria dos dois eventos, Pré-Bienal e Bienal. O encontro será conduzido pelo Secretário da Cultura do Ceará, Fabiano Piúba, e ocorrerá sob a forma de transmissão virtual pelo canal da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) no YouTube.

A programação da Pré-Bienal do Livro do Ceará contará com Rodas de Conversa, Palestras e Mesas de Debates; com o projeto Bienal Escuta; com oficinas temáticas e lançamentos de livros; além de atividades de Leituras Públicas e espetáculos lítero-musicais, entre outras. As atividades e ações culturais serão realizadas na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) e em diversos ambientes e territórios, com ações presenciais e virtuais, com e sem a presença de público, de acordo com as orientações sanitárias.

“Em função da pandemia, não tivemos condições de realizar a Bienal Internacional do Livro do Ceará em 2021. Como o desejo de realizá-la é muito grande, pois se trata de um evento com enorme grau de pertencimento, decidimos realizar atividades prévias que servirão como ações de mobilização poética e social, antecipando um pouco o conceito, o programa e o espírito da nossa Bienal em 2022”, adianta o secretário da Cultura, Fabiano Piúba. “Para começar, já temos o tema desta edição: Diversidade. A diversidade em sua plenitude étnica, cultural, natural, artística, territorial, de gêneros e de espécies. Assim, juntamos os conceitos de diversidade e bibliodiversidade que vão marcar o tom e o espírito cultural, educativo e político da edição de 2022. Com a Pré-Bienal vamos criando e regando um terreno fértil numa programação que vai se encorpando para quando a Bienal chegar plenamente”, reforça Fabiano Piúba.

Para a diretora-presidenta do Instituto Dragão do Mar (IDM), Rachel Gadelha, começar 2022 com a programação da Pré-Bienal “é ao mesmo tempo uma necessidade, um sinal de perseverança e de esperança”. “Esperança de que tempos difíceis sempre passarão. Necessidade, pois a arte, a literatura, o livro e a leitura nos ajudam a atravessá-los. Perseverança, pois junto com a Secult Ceará, seguimos trabalhando para que o direito à cultura seja efetivado, nesse modelo de parceria entre o poder público e a sociedade civil organizada. Para o IDM, é um honra estar presente em mais uma edição deste importante evento do calendário cultural cearense”, reforça Rachel Gadelha.

Leia também | IPVA 2022: saiba como o dinheiro do imposto é aplicado no Ceará

Bienal Internacional do Livro do Ceará

Na 14ª Bienal Internacional do Livro do Ceará, o tema “Leitura, Literatura e Diversidade” é expresso em seu conceito de convite ao encontro, ao diálogo e à volta ao cuidado como princípio.

“O Brasil é um país que tem vocação para a felicidade, costumo dizer. E a felicidade do Brasil está na sua diversidade: de vozes, de saberes, de culturas, de fazeres, de temperos, de melodias, de movimento dos corpos. É preciso caminhar para a valorização dessa diversidade olhando para a nossa história, para nossos ancestrais. É a única possibilidade de caminharmos para frente e construirmos o Brasil que queremos e merecemos. Trazer essa multiplicidade de vozes para o palco da bienal é um grito de liberdade”, destaca o escritor e curador, Daniel Munduruku.

Serviço

Pré-Bienal Internacional do Livro do Ceará
De 24 de Janeiro a 31 de Março de 2022

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<


Deixe seu comentário