SAÚDE

Ceará estende medidas do último decreto contra a Covid-19, informa Camilo

“Reforço a importância de manter os cuidados para evitar a transmissão do coronavírus”, disse o governador

Compartilhe:
11 de fevereiro de 2022
Roberta Fontelles

As medidas de enfrentamento à Covid-19 vão ser estendidas e seguem sem mudanças nos próximos dias. O anúncio sobre o decreto foi feito na tarde desta sexta-feira (11) pelo governador do Ceará, Camilo Santana (PT), e o secretário da Saúde Marcos Gadelha.

Ceará estende medidas do último decreto contra a Covid-19, informa Camilo
Foto: Governo do Ceará

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Decreto no Ceará

Conforme o gestor estadual, a manutenção das medidas se deve à melhora nos índices da pandemia no Ceará. “Vamos manter o mesmo decreto e reforço a importância de manter os cuidados para evitar a transmissão do coronavírus”, disse o governador.

Dados apresentados pelo Governo do Ceará reforçam que, há algumas semanas, a cada 100 testes realizados em Fortaleza, 60 tinham resultado positivo para a Covid-19. Atualmente, a cada 100, a positividade é de 18 casos, por exemplo.

Leia mais | Ceará não terá ponto facultativo no Carnaval, anuncia Camilo; confira outras recomendações

Confira as recomendações:

– Não haverá ponto facultativo concedido por entidades e órgãos públicos;
– Recomendação às instituições de ensino a fim de que funcionem normalmente;
– Recomendação aos órgãos representativos competentes para a abertura do comércio, serviços e indústria;
– Recomendação, ainda, da compensação, em data futura, dos dias trabalhados nesse período.

UPAs estaduais registram queda de 39,69% nos atendimentos por síndromes gripais

Na segunda quinzena de janeiro, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs estaduais) vinculadas à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e gerenciadas pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) registraram uma redução de 39,69% nos atendimentos por síndromes gripais. A comparação foi feita com os quinze primeiros dias do mesmo mês.

De acordo com informações da gestão estadual, nas duas primeiras semanas deste ano, foram registrados 14.059 atendimentos por síndromes gripais nas unidades Autran Nunes, Canindezinho, José Walter, Messejana, Praia do Futuro e Conjunto Ceará. Na quinzena subsequente, o número de ocorrências caiu para 8.479.

A diretora-geral das UPAs, Camila Machado, afirma que não é momento para relaxar. “Para mantermos essa estabilidade nos casos de síndromes gripais, é necessário que a população continue adotando medidas de prevenção, como uso de máscara e higienização das mãos com álcool em gel 70% ou água e sabão”, orienta. Também é importante, segundo ela, “buscar a unidade de saúde adequada conforme a necessidade, evitando lotação e sobrecarga nos profissionais de saúde”.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.