Apesar do bom volume de chuvas no Ceará em março, os açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) ainda estão com baixa recarga. Dos 155 reservatórios monitorados pela companhia, apenas 10 estão sangrando, e 15 estão com volume acima de 90% da capacidade.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Ainda conforme o órgão, 68 açudes têm menos de 30% da capacidade. Os dados foram extraídos do Portal Hidrológico do Ceará, neste sábado, 19.
Leia também | Bolsonaro sanciona projeto de lei que altera cobrança do ICMS sobre combustíveis
Entre os principais reservatórios do estado, a situação é ainda mais preocupante. O Banabuiú, o terceiro maior do Ceará, está com 8,13% de sua capacidade; Já o Orós, segundo maior, tem situação um pouco melhor, com 26,8%; Por fim, o Castanhão, que é o maior de todos, teve uma melhora no volume de água. No início de março, o equipamento tinha pouco mais de 8% da capacidade de armazenamento. Já no registro deste sábado, o Castanhão registra 11% de recarga.
Águas de março
De 1º a 15 de março, a FUNCEME registrou 195 milímetros de chuva média acumulada. A normal climatológica para todo o mês é de 324 mm.
O volume acumulado no início de março é superior ao registrado em todo mês passado, quando o estado fechou com 149 mm.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<