Instabilidade oriunda do oceano Atlântico por conta da proximidade da ZCIT impacta clima cearense
Fim de semana deve ser de chuvas em todas as macrorregiões do Ceará, aponta Funceme
O final de semana deve ser chuvoso em todas as macrorregiões do Ceará, de acordo com a previsão do tempo divulgada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Em geral, as chuvas esperadas devem ocorrer em virtude de áreas de instabilidade oriundas do oceano Atlântico por conta da proximidade da zona de convergência intertropical ZCIT e por efeitos locais, como temperatura, relevo e umidade.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Para o sábado, a previsão indica que vai haver céu nublado. As precipitações devem ocorrer nos seguintes períodos: na madrugada, Litoral de Fortaleza, Maciço de Baturité, Jaguaribana, Sertão Central e Inhamuns e Cariri; pela manhã, vai haver precipitações em todas as regiões; à tarde, na faixa litorânea, Maciço de Baturité, Ibiapaba, Sertão Central e Inhamuns; já no período na noite, em Ibiapaba, Sertão Central e Inhamuns, Cariri e Jaguaribana.
O domingo, que costuma ser ensolarado para os cearenses, vai seguir a tendência do sábado, com céu nublado e com chuvas em todas a macrorregiões. Nas primeiras horas da madrugada, a previsão é de chuva no litoral de Fortaleza, Pecém, Maciço de Baturité, Jaguaribana, Sertão Central, Inhamuns e Cariri; pela manhã, as precipitações devem ocorrer somente na faixa litorânea; a tarde vai ser de chuvas na faixa litorânea, Maciço de Baturité, Ibiapaba, norte do Sertão Central e Inhamuns.
Chuvas ficaram acima da média em março
As chuvas do segundo mês da quadra chuvosa ficaram acima da média, segundo balanço parcial da Funceme. Os dados indicam que o acumulado foi de 267,2 milímetros, representando chuvas 31,4% acima do normal. A Funceme aponta ainda que foi um dos 10 maiores acumulados da série histórica para o mês de março.
Leia também | Em novo balanço, Fortaleza tem março mais chuvoso desde 1973, aponta Funceme
Com exceção do Sertão Central e Inhamuns, que aparecem na categoria em torno da média, todas as macrorregiões ficaram acima da normalidade em março. Cariri, no sul do Estado, e Ibiapaba, localizada no noroeste cearense, foram as mais chuvosas.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.