QUADRA CHUVOSA

Fim de semana deve ser de chuvas em todas as macrorregiões do Ceará, aponta Funceme

Instabilidade oriunda do oceano Atlântico por conta da proximidade da ZCIT impacta clima cearense

Compartilhe:
1 de abril de 2022
A10

O final de semana deve ser chuvoso em todas as macrorregiões do Ceará, de acordo com a previsão do tempo divulgada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Em geral, as chuvas esperadas devem ocorrer em virtude de áreas de instabilidade oriundas do oceano Atlântico por conta da proximidade da zona de convergência intertropical ZCIT e por efeitos locais, como temperatura, relevo e umidade.

Fim de semana deve ser de chuvas em todas as macrorregiões do Ceará, aponta Funceme
Foto: Marciel Bezerra

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Para o sábado, a previsão indica que vai haver céu nublado. As precipitações devem ocorrer nos seguintes períodos: na madrugada, Litoral de Fortaleza, Maciço de Baturité, Jaguaribana, Sertão Central e Inhamuns e Cariri; pela manhã, vai haver precipitações em todas as regiões; à tarde, na faixa litorânea, Maciço de Baturité, Ibiapaba, Sertão Central e Inhamuns; já no período na noite, em Ibiapaba, Sertão Central e Inhamuns, Cariri e Jaguaribana.

O domingo, que costuma ser ensolarado para os cearenses, vai seguir a tendência do sábado, com céu nublado e com chuvas em todas a macrorregiões. Nas primeiras horas da madrugada, a previsão é de chuva no litoral de Fortaleza, Pecém, Maciço de Baturité, Jaguaribana, Sertão Central, Inhamuns e Cariri; pela manhã, as precipitações devem ocorrer somente na faixa litorânea; a tarde vai ser de chuvas na faixa litorânea, Maciço de Baturité, Ibiapaba, norte do Sertão Central e Inhamuns.

Chuvas ficaram acima da média em março

As chuvas do segundo mês da quadra chuvosa ficaram acima da média, segundo balanço parcial da Funceme. Os dados indicam que o acumulado foi de 267,2 milímetros, representando chuvas 31,4% acima do normal. A Funceme aponta ainda que foi um dos 10 maiores acumulados da série histórica para o mês de março.

Leia também | Em novo balanço, Fortaleza tem março mais chuvoso desde 1973, aponta Funceme

Com exceção do Sertão Central e Inhamuns, que aparecem na categoria em torno da média, todas as macrorregiões ficaram acima da normalidade em março. Cariri, no sul do Estado, e Ibiapaba, localizada no noroeste cearense, foram as mais chuvosas.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.