Izolda anuncia que passaporte de vacinação continua obrigatório no Ceará | Portal GCMAIS

Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
PROTOCOLOS MANTIDOS
Izolda anuncia que passaporte de vacinação continua obrigatório no Ceará
Decisão foi anunciada logo após a reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento à covid-19
REDAÇÃO GCMAIS
Postado em 29 de abril de 2022
Izolda anuncia que passaporte de vacinação continua obrigatório no Ceará
Izolda afirmou que os especialistas escutados na reunião foram enfáticos em reforçar a importância de todos os cearenses tomarem a dose de reforço para garantir a proteção coletiva. Foto: Governo do Estado.

A governadora Izolda Cela informou em suas redes sociais, nesta sexta-feira (29), a decisão de que, mesmo com o cenário da pandemia no Estado em tendência de redução dos principais indicadores, está mantida a obrigatoriedade do passaporte sanitário nos estabelecimentos cearenses, com exigência de duas doses ou dose única da vacina. A decisão foi anunciada logo após a reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento à covid-19. As deliberações atualizadas estarão no decreto que será publicado na próxima segunda-feira, 2 de maio.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Ao comentar a decisão que manteve a obrigatoriedade do passaporte de vacinação nos estabelecimentos cearenses, Izolda Cela afirmou que os especialistas escutados na reunião foram enfáticos em reforçar a importância de todos os cearenses tomarem a dose de reforço para garantir a proteção coletiva.

De acordo com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), a cobertura vacinal avançou muito nos grupos mais vulneráveis do Ceará e que mais de 91% dos idosos a partir de 60 anos já estão com a dose de reforço aplicada. Ao todo, mais de 19,7 milhões de doses de vacina contra a Covid-19 já foram aplicadas no Ceará, sendo 8 milhões de primeiras doses, 7,5 milhões de segundas doses e doses únicas, além de 4,2 milhões de doses de reforço..

Estrutura de testagem contra a Covid-19 é mantido em Fortaleza

Neste momento, de maior controle dos indicadores, com transmissão e casos confirmados da doença em baixos níveis, a Secretaria de Saúde do Ceará decidiu manter funcionando os postos de testagem gratuita no Centro e no Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins.

Leia também | Anvisa recebe o primeiro pedido de vacina contra covid recombinante

A estrutura mantida no Centro de Fortaleza fica localizada no Hotel Excelsior, na Praça do Ferreira (localizado na Rua Guilherme Rocha, 172), e atende às demandas espontâneas por ordem de chegada de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h. Há distribuição de senhas pela manhã e pela tarde, com capacidade de receber até 300 pessoas por dia.

Já no Aeroporto de Fortaleza, o Centro de Testagem para o Viajante é direcionado a passageiros em desembarque, com objetivo de manter uma barreira sanitária na principal porta de entrada de pessoas oriundas de outros estados ou países, reforçando a detecção de ameaças, como novas variantes.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Nos dois centros de testagem, os exames realizados são o de RT-PCR, com coleta por swab nasal (haste flexível nas narinas). Os resultados das testagens podem ser acompanhados pelos pacientes pela plataforma Saúde Digital, e ficam disponíveis para consultas entre 24 e 72 horas após a coleta da amostra.

 

Deixe seu comentário