Prefeitura aguarda confirmação da venda da Lubnor para buscar acordo sobre 30% do terreno cedido pelo município | Portal GCMAIS

Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
EM FORTALEZA
Prefeitura aguarda confirmação da venda da Lubnor para buscar acordo sobre 30% do terreno cedido pelo município
Além da refinaria, na negociação também serão vendidos ativos de logística associados.
REDAÇÃO GCMAIS
Postado em 27 de maio de 2022
Prefeitura aguarda confirmação da venda da Lubnor para buscar acordo sobre 30% do terreno cedido pelo município
Sede da Lubnor fica localizada no bairro Mucuripe. Foto:

Depois que a Petrobras anunciou a venda da Lubnor, a refinaria de lubrificantes e derivados de petróleo do Nordeste, os funcionários passaram a questionar sobre o terreno onde a empresa está localizada em Fortaleza, no bairro Mucuripe, em um terreno onde 30% dele pertence à Prefeitura de Fortaleza. Assim, o terreno de 60 mil metros quadrados cedido pelo município a Petrobras precisa de autorização da Câmara dos Vereadores para ser vendido.

Em nota, a Prefeitura de Fortaleza informou que aguarda a confirmação da venda da Lubnor pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e o contato do comprador para buscar acordo sobre a porção do terreno cedida pelo Município à Petrobrás na época da implantação do empreendimento, na década de 1970. Com a venda para a iniciativa privada, a cessão perde validade.

Diante disso, completa a nota, o município de Fortaleza deve ser ressarcido ou ter de volta a posse do terreno. Cerca de 30% da área total, correspondendo a 60.489,98 m², é formada por quatro agrupamentos de ruas incorporados ao empreendimento por meio da lei nº 4.416 (26/09/1974). Os termos e o valor final do acordo de venda deve ser aprovado pela Câmara Municipal de Fortaleza, seguindo a regulamentação do Fundo Municipal Imobiliário (FIMOB).

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Sobre a venda da Lubnor

Na última quarta-feira, a Petrobras anunciou que foi assinado um acordo de venda da Refinaria lubrificantes e derivados de petróleo do nordeste, a Lubnor. Além da refinaria, na negociação também serão vendidos ativos de logística associados.

A Lubnor é uma das principais empresas produtoras de asfalto do Brasil. Dez por cento de todo o asfalto brasileiro é feito na Lubnor. Com a privatização, o que se teme é o aumento no preço de produtos derivados do petróleo e possível desabastecimento no País.

Leia também | Petrobras: conselho define passos para a posse do novo presidente

O valor de venda anunciado foi de R$ 34 milhões. Desse total, 3,4 milhões já foram pagos, 9,6 milhões serão pagos no fechamento da transação e 21 milhões serão em pagamentos diferidos. Funcionários da Petrobras no Ceará protestaram contra a venda da estatal.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

A Lubnor tem capacidade de produzir oito mil barris por dia. Além do asfalto, a empresa também produz lubricantes nafténicos, utilizados em isolantes térmicos para transformadores de alta voltagem, amortecedores para veículos e equipamentos pneumáticos.

Confira os detalhes na reportagem de Evelyn Ferreira exibida no Jornal da Cidade desta sexta-feira (27):


Deixe seu comentário