CIÊNCIA

Estudo da UFC vai diagnosticar pessoas com autismo nas primeiras horas de vida

Estudo foi realizado a partir da análise da saliva de crianças diagnosticadas dentro do espectro autista

Compartilhe:
31 de maio de 2022
Assistente de Redação vídeo

Um estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade Estadual do Ceará (UECE) promete revolucionar o diagnóstico do transtorno do espectro autista. Atualmente, esse diagnóstico só é feito a partir do comportamento da criança, aos dois ou três anos de idade. Com a descoberta, o diagnóstico poderá ser feito logo nas primeiras horas de vida do paciente.

Estudo da UFC vai diagnosticar pessoas com autismo nas primeiras horas de vida
Estudo identificará proteínas presentes no sangue e na urina de crianças dentro do espectro autista (Foto: Viktor Braga/UFC)

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O estudo foi realizado a partir da análise da saliva de crianças diagnosticadas dentro do espectro autista. Foram identificadas proteínas específicas nesses pacientes.

Agora a ideia é ampliar a pesquisa e investigar se essas proteínas também podem ser identificadas através do sangue e da urina. O professor e pesquisador Sulivan Mota, do Departamento de Saúde Materno-Infantil da Faculdade de Medicina da UFC e também presidente do Iprede, faz parte do grupo de pesquisadores.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

De acordo com ele, o diagnóstico através dessas proteínas poderá ser feito de forma precoce. O presidente do Iprede também destacou a importância do diagnóstico ser feito o quanto antes.

A pesquisa apontou 25 proteínas que só estavam presentes em crianças com TEA. Dessas 25 proteínas, 8 são consideradas pelos pesquisadores como possíveis biomarcadores, isto é, identificadores biológicos de pessoas com essa condição. A pesquisa com sangue e urina, portanto, é um novo passo em busca desse diagnóstico. “Se essas proteínas estão no sangue, por que não encontrá-las no teste do pezinho, que utiliza o sangue, não é?”, projetou Sulivan.

Confira os detalhes na reportagem de Evelyn Ferreira, exibida no Jornal da Cidade desta terça-feira (31):

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.