De acordo com dados do Portal Hidrológico, o reservatório chegou a 50,01% na manhã da última segunda-feira
Segundo maior do Ceará, açude Orós atinge 50% da capacidade após oito anos
O açude Orós, o segundo maior do Ceará, voltou a atingir 50% da capacidade total após oito anos. As boas chuvas são as responsáveis pelos bons acumulados. De acordo com dados do Portal Hidrológico, monitorado pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), o reservatório chegou a 50,01% na manhã da última segunda-feira (6).
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Açude Orós
Com as precipitações, o reservatório subiu de 22% (jan) para os atuais 50%. O resultado é fruto de uma quadra chuvosa dentro da média histórica. Vale lembrar que no início de 2020, após cinco anos de estiagem, o açude chegou a estar com 5% dos seus 1,940 bilhão de hm³ de capacidade.
O mês de junho segue enchendo açudes no Estado. Atualmente, o número de reservatórios com capacidade máxima (100%) chegou a 43, maior marca do ano. Além deles, outros 12 açudes estão com mais de 90% da capacidade. Por outro lado, 55 reservatórios têm menos de 30% do volume de água, estando em situação crítica. Os dados estão no Portal Hidrológico.
Mais detalhes na reportagem do Balanço Geral Manhã:
Leia mais | Açudes que abastecem RMF registram capacidade máxima de armazenamento
Açude Castanhão chega ao melhor volume em 7 anos
Maior reservatório de água do Ceará, o açude Castanhão atingiu o seu melhor volume em cerca de sete anos. Atualmente, o açude está com 23,79%. Desde fevereiro de 2015 o reservatório não ultrapassava a marca dos 23%. O Castanhão tem capacidade para acumular 6,7 bilhões de metros cúbicos (m³) de água.
De acordo com dados da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), desde o início da quadra chuvosa, o volume do açude Castanhão mais que dobrou: foi de 8,45% em 1º de fevereiro, chegou em 20,42% e 23,79% agora. A pasta aponta ainda que, em 2022, o reservatório recebeu cerca de 822 milhões de m³ de água, sendo que o maior reservatório do Ceará tem capacidade de armazenar 6,7 bilhões de metros cúbicos (m³) de água.
O Castanhão está na região hidrográfica do Médio Jaguaribe, onde as chuvas de março ficaram em torno do esperado, com 5,8% a mais que o normal para o mês, após um fevereiro de precipitações abaixo da média histórica.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.