Ceará participa de Missão na Dinamarca com foco em tecnologias para energia offshore | Portal GCMAIS

Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
INVESTIMENTOS
Ceará participa de Missão na Dinamarca com foco em tecnologias para energia offshore
Estado foi selecionado para o Projeto Innowind – Brasil & Dinamarca em 2019, pela União Europeia
AGÊNCIA BRASIL
Postado em 12 de junho de 2022
Ceará participa de Missão na Dinamarca com foco em tecnologias para energia offshore

Entre os dias 6 e 11 de junho, representantes do Ceará estiveram na Europa para um importante evento para o desenvolvimento do estado. O secretário executivo de Comércio, Serviços e Inovação da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Júlio Cavalcante, participou de uma Missão na Dinamarca pelo projeto Wind Energy InnovationCollaboration – INNOWIND Brazil&Denmark. O projeto é uma parceria entre Sedet, Energy CusterDenmark, Consulado Geral Real da Dinamarca no Brasil e a empresa Vestas.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Júlio Cavalcante explica o propósito da missão.

O objetivo é posicionar no Ceará as competências e o know-how inovadores em energia eólica da Dinamarca, a fim de fortalecer a indústria eólica brasileira e a cadeia de suprimentos, apoiando o desenvolvimento de um cluster de energia inovador no estado do Ceará.

Na programação. uma visita a dois portos dinamarqueses especialistas em Energia Eólica Offshore, em Esbjerg e em Odense. A agenda também contou com as empresas BlueWaterShipping, SemcoMaritime, DEME Offshore4, FORCE Technology, Vestas, Cadeler, NKT Cables, Ørsted, Ramboll, Business AcademySouthwest, e também com a própria Danish Energy Agency (DEA), financiadora do projeto e com a European Energy.

Leia mais | Sesa investiga novo caso suspeito da doença

Além do secretário Júlio, fazem parte da delegação representantes do Complexo do Pecém, Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas(SEBRAE) e empresa Servtec.

Saiba mais

Em 2019 o Ceará foi selecionado para participar do Projeto Innov-AL, parceria com a União Europeia para difundir a metodologia de Estratégia de Especialização Inteligente, para desenvolvimento regional. Essa parceria colocou o estado em contato com a região sul da Dinamarca, para fortalecer o relacionamento no setor de Energias Renováveis com aplicação de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), nas estratégias mapeadas para o Ceará no âmbito do projeto.

Em 2021, oEnergy Cluster Denmark (ECD), parceiro contatado por meio do Projeto Innov-AL, nos apoiou a encontrar um edital da Agência Dinamarquesa de Energia (DEA – Danish Energy Agency), no qual postulamos um projeto de execução de algumas das atividades mapeadas no Projeto Innov-AL para fortalecer o setor de Energia Eólica no Ceará.

Em meados de dezembro de 2021, a Agência Dinamarquesa de Energia confirmou a aprovação do financiamento para execução no ano de 2022. Segue abaixo uma breve programação de atividades do programa:

1. Análise das lacunas de infraestrutura e cadeia produtiva do setor no Ceará – Jan-Abr/2022 – Consultoria Ramboll contratada para execução dessa atividade.
2. Workshop de boas práticas em infraestruturas para Energia Eólica Offshore Ceará-Dinamarca – Fev-Abr/2022
3. Missão Cearense a Dinamarca para compartilhamento de boas práticas e encontrar oportunidades de complementar os gaps da Cadeia Produtiva de Energia Eólica Cearense – Jun/2022
4. Workshop de desenvolvimento de um Cluster de energia e boas práticas para troca de conhecimentos – Jul-Set/2022
5. Apresentação dos resultados do projeto em uma grande Conferência no Brasil e/ou na Dinamarca – Set-Dez/2022 – Avaliação final do projeto – Nov-Dez/2022 – Administração, comunicação e gestão do projeto – Jan-Dez/2022.


Deixe seu comentário