Ceará terá ponto facultativo na quinta-feira (16/6) de Corpus Christi e na sexta-feira (17/6) | Portal GCMAIS

Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
CEARÁ
Ceará terá ponto facultativo na quinta-feira (16/6) de Corpus Christi e na sexta-feira (17/6)
De acordo com a gestora, o documento vai ser publicado no Diário Oficial do Estado
REDAÇÃO GCMAIS
Postado em 14 de junho de 2022
Ceará terá ponto facultativo na quinta-feira (16/6) de Corpus Christi e na sexta-feira (17/6)
Foto: Prefeitura de Fortaleza

A governadora do Ceará, Izolda Cela, assinou nesta terça-feira (14/6) decreto estabelecendo ponto facultativo na próxima quinta-feira (16/6), dia de Corpus Christi, e na sexta-feira (17/6).

Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Ponto facultativo

De acordo com a gestora, o documento vai ser publicado no Diário Oficial do Estado. Na quinta-feira (16/06) é celebrado o Corpus Christi. A data, que significa “corpo de Cristo”, celebra a eucaristia, o sacramento da Igreja Católica que relembra a Última Ceia. Assim como outras datas cristãs, esta celebração varia de acordo com a Páscoa, acontecendo sempre 60 dias após o Domingo de Páscoa e 10 dias após Pentecostes.

Corpus Christi

Corpus Christi é feriado apenas nos municípios que assim o determinam. Ou seja, no Brasil, a data é ponto facultativo e pode ser feriado. Vale lembrar que algumas gestões também decretam ponto facultativo na sexta-feira que sucede o Corpus Christi.

Fortaleza e outras capitais como Belo Horizonte, Porto Alegre, São Paulo, Curitiba e Salvador estabelecem o dia como feriado municipal.

Agências bancárias fechadas

Agências bancárias de todo país estarão fechadas na quinta-feira (16). A informação é da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que informa a suspensão do expediente das agências, mesmo em cidades onde o feriado tenha sido antecipado, como a capital de São Paulo.

A decisão leva em conta uma resolução do Conselho Monetário Nacional, que não considera sábados, domingos e feriados nacionais dias úteis para atividades bancárias, assim como a segunda e terça-feira de carnaval e o dia de Corpus Christi. Com isso, as demandas que só podem ser resolvidas presencialmente, nas agências, voltam a ser atendidas na sexta-feira, dia 17 de junho, normalmente.

Leia mais | Confira calendário de feriados em 2022 no Ceará

Deixe seu comentário