Ceará

UECE divulga nova data de prova do concurso para o Metrofor

A instituição ressalta que os Cartões de Informações já emitidos não tem mais validade.

Compartilhe:
30 de junho de 2022
Glauber Sousa
UECE divulga nova data de prova do concurso para o Metrofor
Foto: Divulgação/ UECE

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) divulgou a nova data da prova do concurso do Metrofor. Após a reorganização do calendário, a prova será realizada em 21 de agosto de 2022 (domingo), no horário de 9h às 13h.

A instituição ressalta que os Cartões de Informações já emitidos não tem mais validade. Novos Cartões de Informação, para todos os inscritos, serão emitidos alguns dias antes do dia da prova.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A UECE é responsável pela organização do concurso para o Metrofor e informa que adotará as providências necessárias para a reorganização do espaço físico das provas e, na medida do possível, serão usados os mesmos locais de provas.

Justiça suspende prova do concurso para o Metrofor momentos antes das provas

Foi suspenso pela justiça o concurso do Metrofor, que iria acontecer no  domingo (12/6). A decisão foi publicada no site da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

A Comissão Executiva do Vestibular da Universidade Estadual do Ceará (CEV/UECE) publicou a decisão após constatar no site da justiça do 1º grau, que o Juiz da 34ª Vara Cível da Comarca de Fortaleza, lavrou na data de 11 de junho de 2022, véspera da prova, a resolução a seguir:

“Em razão de todos esses fundamentos, concedo o pedido de tutela de urgência postulado na peça preambular deste processo, para determinar a imediata suspensão do aludido concurso público da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (METROFOR até que seja retificado o Edital para fazer constar, no seu item 2, a exigência de que os candidatos aos cargos descritos no item 1.1.3 (Assistente Condutor), na data da inscrição: i) possuam idade igual ou superior a 21 anos e, na data da posse: ii) possuam habilitação na Categoria D; iii) não tenham cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos 12 (doze) meses; iv) não estarem cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, cassação da CNH, pena decorrente de crime de trânsito, bem como estar impedido judicialmente de exercer seus direitos.”

Muitos candidatos foram ao local da prova ainda sem saber da suspensão. Foi frustração pra quem se preparou física e psicologicamente para responder as questões. É o caso da concurseira Carla Monteiro. Ela relata como foi encontrar os portões fechados e os avisos de cancelamento do concurso.

Muito chato. Você se prepara… eu deixei quase uma vida de lado pra fazer essa prova. Eu sei que vai ter uma nova prova, mas só a ansiedade e chegar e quebrar a cara assim… Eu gastei dinheiro, tempo. Eu sei que avisaram, mas foi de madrugada. De madrugada eu estava dormindo.

O concurso teve mais de 30 mil inscritos. O Metrofor ofertou 148 vagas, entre níveis médio, técnico e superior. A maioria, para funções operacionais do sistema metroviário em Fortaleza.

Leia também | Apaixonado por Metrô, menino ganha festa de aniversário com tema do Metrofor

O concurso

Em abril de 2022, o Metrofor publicou os detalhes do concurso público. Após um mês do lançamento do edital, o Concurso Público do Metrofor já tinha registrado quase 30 mil pedidos, entre isenções e inscrições. A companhia ofereceu 148 vagas, para os níveis superior, médio e técnico, e as inscrições foram até às 23h59min do dia 19 de abril no endereço www.uece.br/cev.

A maior parte das vagas é para funções operacionais do sistema metroviário. São 45 vagas para assistente operacional, 39 para auxiliar operacional, 37 para assistente condutor, 11 para assistente de segurança e 9 para assistente controlador de movimento. Em todas estas, é exigida escolaridade em nível médio completo. Além destas, o edital oferta três vagas para analista de gestão, sendo duas para bacharéis em Direito e uma para bacharel em Ciências Contábeis; quatro vagas para Assistente Técnico com exigência de curso técnico em segurança do trabalho.

A seleção seria realizada em fase única e contará com prova objetiva de 45 questões, incluindo língua portuguesa, matemática, conhecimentos gerais e conhecimentos específicos.