O Governo do Ceará vai aplicar o teto na alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para combustíveis, energia e serviços de transporte. A medida deve contribuir para redução da gasolina no território cearense.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
ICMS sobre combustíveis
Pelas redes sociais, a governadora do Ceará, Izolda Cela (PDT), repassou a informação. “Em reunião com PGE e Sefaz determinei a aplicação da Lei sobre o ICMS dos combustíveis no Ceará. Continuaremos lutando para que o Estado não perca recursos para educação, saúde, segurança e programas sociais. Só os mais pobres são prejudicados”, postou a gestora. A perda estimada aos cofres públicos do Ceará é de R$ 3 bilhões somente em 2022, de acordo com projeções da Secretária da Fazenda do Estado (Sefaz).
Pelos menos 12 estados e o Distrito Federal anunciaram a redução para tentar diminuir o aumento no preço dos combustíveis.
Leia também | Morre, no Rio, aos 88 anos, autor da Lei Rouanet
Denúncias de preço da gasolina tiveram alta de até 1.000% em Fortaleza
Em Fortaleza, desde que o aumento nos preços dos combustíveis foi anunciado pela Petrobras, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) tem recebido denúncias de consumidores sobre práticas abusivas nos preços cobrados no litro da gasolina.
Segundo o órgão, foi registrada alta de até 1.000% de denúncias nos preços praticados nos postos da capital. O telefone de denúncias do Procon, o 151, chegou a ficar congestionado com o volume de procura. O reajuste anunciado foi de 18,8% no preço da gasolina, 24,9% no diesel e 16% no gás de cozinha.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<