CEARÁ

Políticos e empresários são alvos de operação que investiga fraudes em Quixadá

Os nomes dos alvos da operação não foram divulgados. Até a presente momento, foram executadas três fases de cumprimento de medidas judiciais

Compartilhe:
6 de julho de 2022
Roberta Fontelles

Na manhã desta quarta-feira (6), o Ministério Público do Estado do Ceará, por meio da 4ª Promotoria de Justiça de Quixadá e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), deflagrou a 3ª fase da “Casa de Palha”. A operação apura crimes contra a Administração Pública em Quixadá, envolvendo licitações (fraudes) para obras de engenharia e outros delitos.

Políticos e empresários são alvos de operação que investiga fraudes em Quixadá
Foto: Divulgação/MPCE

Siga o GCMAIS no Google Notícias<<

Fraudes em Quixadá

Foram expedidos oito mandados de busca e apreensão contra alvos em Quixadá (01: ex-agente público / 01: agente político / 01: empresário / 01: empresa), Quixeramobim (02: empresários / 01: empresa) e Eusébio (01: ex-agente público). As medidas foram deferidas pelo juiz da 2ª Vara Criminal da Comarca de Quixadá e foram cumpridas com o apoio da Polícia Civil, por meio do Departamento Técnico Operacional (DTO), do Departamento de Polícia do Interior – Sul (DPI/Sul) e do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM).

Os nomes dos alvos da operação não foram divulgados. Até a presente momento, foram executadas três fases de cumprimento de medidas judiciais, apresentadas oito denúncias criminais e quatro Ações Civis Públicas por ato de improbidade administrativa. São imputados aos denunciados delitos de peculato, lavagem de capitais, falsidade ideológica, falsidade de documentos públicos, fraudes a licitação.

O Grupo Cidade de Comunicação (GCC) aguarda resposta da prefeitura de Quixadá sobre a investigação.

Operação “Casa de Palha”

A nova fase da Operação “Casa de Palha” foi motivada após análise dos elementos de prova colhidos nas duas fases anteriores. A primeira etapa, deflagrada em 24 de abril de 2019, cumpriu mandados de busca e apreensão, prisão preventiva e prisão temporária de empresários e agentes públicos. As investigações apontaram para a existência de crimes de fraude em licitações, peculatos e outro ilícitos ligados à realização de obras de engenharia no município de Quixadá. Um dos alvos foi o então presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Quixadá, que teve prisão preventiva decretada e ainda sofreu afastamento cautelar do cargo.

Já a segunda fase da operação ocorreu em 30 de maio de 2019 e cumpriu mandados de busca e apreensão contra a Câmara de Quixadá e o ex-chefe de gabinete da casa legislativa.

As investigações seguem, assim como a análise da documentação apreendida, podendo gerar a apresentação de novas denúncias e Ações Civis Públicas por ato de improbidade administrativa.

Leia mais | Nova presidente da Caixa anuncia primeiras medidas à frente do banco

Três toneladas de drogas são incineradas no Ceará

Três toneladas de drogas foram destruídas pela Polícia Civil. Os materiais foram apreendidos pela corporação em Fortaleza e outras 28 cidades do Ceará. Os entorpecentes foram incinerados nesta quarta-feira (6).

Entre as cargas destruídas, estavam maconha, cocaína e demais entorpecentes. A incineração de drogas representa um fechamento de ciclo no combate de drogas na Região Metropolitana de Fortaleza.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<  

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.