Choveu em 70 municípios no período das 7h da segunda-feira (10) e terça-feira (11), de acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A previsão para o restante desta terça-feira indica que as chuvas devem se concentrar sobre o centro-norte do Ceará, ou seja, “ao longo do litoral, assim como no Maciço de Baturité, Ibiapaba e norte da Jaguaribana”. Tais precipitações deverão ser de intensidade fraca a moderada.
Chuvas em 70 municípios do Ceará
Para quarta -feira (12) e quinta-feira (13), as chuvas devem seguir tendência de redução, com maiores condições para a faixa litorânea. As precipitações no centro-norte estão relacionadas à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Já no interior do Estado, as precipitações têm “relação, principalmente, com a disponibilidade de umidade na atmosfera, além dos efeitos locais, como a atuação do sistema de brisa, interação do vento com o relevo e calor”.
Maiores precipitações
Martinópole (Posto: MARTINOPOLE) : 110 mm
Jijoca De Jericoacoara (Posto: JIJOCA DE JERICOACOARA) : 61 mm
Martinópole (Posto: AÇUDE MARTINÓPOLE) : 57.4 mm
Baturité (Posto: BATURITE) : 57 mm
Guaramiranga (Posto: GUARAMIRANGA) : 53 mm
Ceará tem 60 açudes com capacidade máxima
O Ceará tem 60 açudes sangrando, de acordo com novo balanço da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Conforme a entidade, outros doze reservatórios estão com volume acima de 90%, e 37 apresentam 30% da capacidade.
O aumento representa mais que o dobro de 2022. No ano passado, o Ceará somava 26 açudes sangrando. Já em 2021, o território cearense contou com 67 reservatórios com capacidade máxima.
Leia mais | Estado tem maior reserva hídrica dos últimos 10 anos e já atingiu 44% da capacidade total
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<