Luto

Edson Veriato, prefeito de Potengi, morre aos 38 anos vítima de câncer de estômago

O político foi diagnosticado com a doença em outubro de 2023

Compartilhe:
13 de julho de 2024
Portal GCMAIS

Morreu na madrugada deste sábado (13), Edson Veriato (PT), atual prefeito de Potengi. O político vinha lutando contra um câncer de estômago. De acordo com as primeiras informações, o prefeito estava internado na cidade de Crato há alguns dias, realizando o tratamento contra a doença. Apesar disso, o prefeito acabou não resistindo. Ele deixa esposa e duas filhas.

Edson Veriato, prefeito de Potengi, morre aos 38 anos vítima de câncer de estômago
Foto: Reprodução

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Veriato foi diagnosticado com câncer em outubro de 2023. É importante destacar que, durante todo o tratamento, o gestor nunca deixou a administração municipal, mantendo-se a frente do executivo potengiense mesmo nas fases mais críticas da doença.

Edson Veriato foi eleito prefeito de Pontengi em 2020, pelo PSOL. O prefeito obteve 58,89% dos votos válidos. Agricultor de profissão, foi responsável por vencer grupos políticos importantes. No começo do ano, Veriato optou por não disputar a reeleição deste ano, para manter-se dedicado ao seu tratamento.

Prefeito de Pontengi, Edson Veriato, vítima de câncer de estômago

O câncer no estômago também conhecido como câncer gástrico, ocorre em função de um crescimento anormal de células.  Este crescimento anormal frequentemente se desenvolve lentamente, ao longo de anos.

Antes do aparecimento do câncer, alterações pré-cancerígenas podem ser observadas na mucosa, que é o revestimento interno do estômago. Tais alterações raramente causam sintomas e, portanto, muitas vezes passam despercebidas, tornando seu diagnóstico ainda mais desafiador.

O câncer gástrico pode afetar qualquer parte do estômago, embora seja mais comumente observado em uma região chamada de corpo do estômago. O tipo histológico adenocarcinoma é responsável por cerca de 95% dos casos de tumor maligno do estômago.

O adenocarcinoma de estômago atinge, majoritariamente, homens por volta dos 60-70 anos. Cerca de 80% dos pacientes têm mais de 50 anos.

No Brasil, o câncer no estômago é o terceiro tipo mais frequente entre pessoas do sexo masculino e o quinto entre as do sexo feminino. Estima-se que em 2020 tenham surgido 21.230 novos casos, sendo 13.360 em homens e 7.870 nas mulheres.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Leia também| Motociclista morre após ser atingido no pescoço por linha com cerol na BR-116

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.