O resultado do primeiro turno das eleições presidenciais reativou nas redes sociais o preconceito contra o Nordeste associando a região ao atraso e ao analfabetismo. Mas, essa visão, além de equivocada e retrógrada, não leva em contas os fatos confirmados por pesquisas e aprovações em vestibulares e olimpíadas na área de educação no Brasil e mundo afora.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
No último vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), considerado o mais difícil do Brasil, das 150 vagas disponíveis, 70 são de estudantes de estados nordestinos, sendo 62 do Ceará. No Instituto Militar de Engenharia (IME), outra instituição com elevado grau de dificuldade de aprovação, um colégio sozinho do Ceará aprovou 89 estudantes. O mesmo colégio também possui o único estudante do Brasil a fechar a prova de Matemática do ITA no último vestibular.
De Alagoas para a NASA
A pequena Nicole Oliveira é a astrônoma mais jovem do mundo, título conquistado aos 6 anos. Aos 7 ela começou a participar do projeto do Departamento da Nasa, a agência espacial norte-americana, de Caça aos Asteróides. Ela já detectou 35 asteróides através de um software.
Hoje aos 9 anos, é uma das cem crianças mais prodígios do mundo, na categoria astronomia, título recebido em Dubai, em agosto desse ano. Ela também tem um canal no YouTube, criado em 2019. É fundadora de um clube on-line sobre astronomia e a sócia mais jovem do Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas, uma instituição que reúne astrônomos amadores de todo o Brasil. A pequena já participou de mais de 30 cursos e palestras.
Atualmente, o perfil no Instagram tem 6 mil seguidores e o canal conta com mais de mil inscritos. Apesar de ainda muito jovem, Nicolinha sabe importância dos estudos e falou sobre como é levar a astronomia para outras crianças, através do clube on-line.
Cearense descobre corpo celeste
Diretamente de Pires Ferreira, a cearense Maria Larissa Pereira Paiva, descobriu um corpo celeste até então nunca visto. Ela participou da “caça aos asteroides” promovida pela Nasa e descobriu um corpo celeste até então nunca visto.
“Tudo começou quando eu era apenas uma criança curiosa, moradora do interior do Ceará, no Nordeste do Brasil. Por morar em interior, eu sempre tive acesso a um céu esplêndido, então isso despertou muita curiosidade em mim”.
Taxa de analfabetismo em queda no Nordeste
Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad Contínua), realizada anualmente, com a última edição em 2020, comprovam que a taxa de analfabetismo reduziu nos noves estados da região Nordeste em uma década. No Ceará, em 2009, 18,4% da população de 15 anos ou mais não sabia ler ou escrever. Dez anos depois, o índice caiu para 13,6%
Já o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), com dados de 2021, aponta que das 10 melhores escolas do Brasil nos anos iniciais do ensino fundamental, todas são do Ceará. Nos anos finais, 8 de 10 são cearenses. As outras 2 são de Pernambuco e Alagoas, vizinhos nordestinos.
No Enem 2021, oito das 10 redações que tiraram nota mil no são de estudantes do Nordeste, de acordo com balanço divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<