Ícone do site Portal GCMAIS

Especialista alerta que conta de luz pode passar por mais reajustes em 2021

Especialista alerta que conta de luz pode passar por mais reajustes em 2021

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os aumentos na conta de luz são motivos de preocupação para o bolso do brasileiro. Na última terça-feira (29) a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a taxa da bandeira tarifária vermelha patamar 2 deve passar para R$ 9,49 por 100 kWh consumidos a partir de julho.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Leia também | Conta de luz mais cara: confira dicas para reduzir o consumo de energia

Em entrevista à TV Cidade Fortaleza na manhã desta quarta-feira (30), o especialista em gestão da energia elétrica, Glauber Cavalcante, afirmou que, apesar deste reajuste, o brasileiro ainda pode enfrentar outros aumentos neste ano de 2021.

“Não existe nenhuma sinalização da Agência Nacional de Energia Elétrica para mais um aumento, apesar de que essa bandeira é esperada até o mês de novembro deste ano, no mínimo, mas como acompanhante da área, que eu trabalho na área de gestão, não será surpresa se vier mais outro reajuste”, afirma o especialista.

Glauber Cavalcante explica que o motivo dos recentes aumentos na conta de luz é a crise hídrica que o País enfrenta. “[O aumento] é ocasionado pela baixa de água nos reservatórios das nossas hidrelétricas e, por tal motivo, é necessário acionar as termelétricas que têm um valor superior à energia gerada nas hidrelétricas”, diz o especialista.

Publicidade

Diante destes reajustes, a recomendação de Glauber Cavalcante é atentar para um consumo consciente da energia elétrica, evitando o desperdício. “Faz toda diferença para o nosso consumidor atuar de forma racional na sua casa e na sua empresa. Se for empresa é ter um projeto direcionado para a economia de energia e na residência ter cuidado, no caso da geladeira, a vedação da porta. Porque a vedação com defeito, vai gerar um custo bem maior na conta de energia. Ar-condicionado, ao utilizar, dar preferência aos 23ºC que é a nossa temperatura de conforto e não deixar portas e janelas abertas. Na iluminação, dê preferência à iluminação natural, deixe a iluminação para quando já estiver de noite. E lâmpadas de led”, recomenda.

Sair da versão mobile