ECONOMIA

Clima, alta do petróleo e do dólar: saiba como eles fazem a inflação avançar

Em 12 meses, completados em agosto, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) avançou para 9,68%

Compartilhe:
28 de setembro de 2021
Portal GCMAIS

Combustíveis, carne vermelha, alta do dólar e energia elétrica estão relacionados com o avanço da inflação acima do esperado. Além de pesar no bolso dos motoristas que precisam abastecer o veículo, a alta dos combustíveis afeta o transporte público, o frete e reflete no preço de diversos produtos.

Clima, alta do petróleo e do dólar: saiba como eles fazem a inflação avançar
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

E quando o petróleo e seus derivados ficam mais caros no mercado internacional, o botijão de gás também tende a sofrer reajuste. Já a falta de chuvas, associada à redução dos níveis dos reservatórios, aumentou o custo da energia e prejudicou a produtividade de diversas lavouras.

No caso da carne vermelha, o preço tem subido apesar da queda no consumo interno, e um dos motivos é o clima frio no país, que elevou os custos de produção ao afetar produtos como soja e milho e castigar as pastagens.

Leia também | Prévia da inflação oficial sobe e chega a 1,14% em setembro

Com a desvalorização do real frente ao dólar e ao euro, a carne bovina ficou mais cara no mercado externo e a preferência do produtor passou a ser exportar. Como consequência dessas altas, em 12 meses, completados em agosto, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) avançou para 9,68%.

Sem a pressão desses itens, ele teria ficado abaixo de 5% e dentro da meta fixada pelo governo para 2021, segundo levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPCA é o principal índice que mede a inflação do País.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.