Ícone do site Portal GCMAIS

Desemprego cai no Brasil, mas ainda atinge 14,1 milhões de pessoas, aponta IBGE

Brasil tem a 4ª maior taxa de desemprego entre as principais economias do mundo

Foto: Imagem de Arquivo/Agência Brasil

A taxa de desemprego recuou no trimestre encerrado em julho. De acordo com dados divulgados na manhã desta quinta-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país terminou os meses de maio, junho e julho com taxa de desocupação em 13,7%, 1 ponto percentual a menos em relação ao trimestre encerrado em abril.

Ainda assim, a taxa de 13,7% corresponde a um contingente de 14 milhões e 100 mil pessoas sem trabalho.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Segundo o IBGE, a queda na taxa de desemprego foi influenciada, principalmente, pelo aumento no número de pessoas ocupadas, que cresceu em 3 milhões e 100 mil em relação ao trimestre móvel anterior, atingindo 89 milhões de brasileiros.

E, pela primeira vez desde o trimestre encerrado em abril de 2020, o nível de ocupação ficou acima de 50%. Isso indica que mais da metade da população em idade para trabalhar no país está ocupada.

Publicidade

Leia também | Nascidos em setembro recebem hoje mais uma parcela do Auxílio Emergencial

Entre outros aspectos, os números divulgados pelo IBGE revelam também que o trabalho informal, que inclui aqueles sem carteira assinada, sem CNPJ ou trabalhadores sem remuneração, chegou a 36 milhões e 300 mil pessoas, numa taxa de 40,8%.

Há um ano esse contingente era menor: 30 milhões e 700 mil pessoas – o que significa dizer que, em um ano, 5 milhões e 600 mil brasileiros entraram para a informalidade.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile