ENTENDA PROJETO

Auxílio Brasil, novo Bolsa Família, e BPC podem ser pagos em dobro em dezembro

O projeto foi aprovado em uma comissão no Senado Federal

Compartilhe:
23 de novembro de 2021
Márcia Catunda

Os beneficiários do Auxílio Brasil, o novo Bolsa Família, e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) podem receber em dobro no mês de dezembro. Esta é a proposta do Projeto de Lei 6.394/2019 que foi aprovado pela Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado Federal.

Auxílio Brasil, novo Bolsa Família, e BPC podem ser pagos em dobro em dezembro
Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<

Leia também | Brasil tem a 4ª maior taxa de desemprego entre as principais economias do mundo

Conhecido como abono natalino ou 13º salário do Bolsa Família, o benefício foi autorizado pelo Governo Federal em 2019, por meio da Medida Provisória 898/2019. Porém, o pagamento em dobro, na época, não incluía os beneficiários do BCP e foi restrito para o mês de dezembro daquele ano.

“Como se sabe, tanto o BPC como o Bolsa Família se destinam a complementar e mesmo a garantir renda para o sustento das pessoas em situação de profunda necessidade financeira. Não há motivo, portanto, para se introduzir nova parcela do benefício para um grupo e excluir o outro”, disse o senador Paulo Paim (PT-RS) durante a sessão da CDH nesta terça-feira (23).

Se for aprovado, este pagamento em dobro do Auxílio Brasil, o novo Bolsa Família, e do BCP acontecerá todos os anos. O projeto é do senador licenciado Ciro Nogueira (PP-PI) e, após o parecer positivo na CDH, segue para a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado.

Leia também | Auxílio Brasil: saiba quem vai receber o benefício e quem precisa fazer atualização cadastral

Confira a justificativa do pagamento apresentada no PL:

Não podemos tratar os benefícios sociais de maneira leviana e demagógica. Se, pela MP, o governo pôde estabelecer um extra aos benefícios pagos pelo Bolsa Família em dezembro de 2019, acreditamos totalmente viável que essa parcela a mais possa ser paga todos os meses de dezembro de todos os anos. Dessa forma, o pagamento extra torna-se uma política de Estado, evitando-se que seu pagamento seja usado politicamente por este ou aquele governo, a depender da vontade do governante.

Leia também | Auxílio Brasil: veja pagamentos desta semana

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.