Ceará: saiba como imprimir o boleto para pagamento do IPVA 2022 | Portal GCMAIS

Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
ECONOMIA
Ceará: saiba como imprimir o boleto para pagamento do IPVA 2022
Quem pagar no prazo pode aproveitar os descontos de 10%, em cota única até o dia 31 de janeiro de 2022
REDAÇÃO GCMAIS
Postado em 3 de janeiro de 2022
Ceará: saiba como imprimir o boleto para pagamento do IPVA 2022
Foto: Governo do Ceará

Os proprietários de veículos emplacados no Ceará já podem emitir os boletos para pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2022 pelo site da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE). Clique AQUI para emitir boleto

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<

Boletos do IPVA 2022

Clique AQUI para ver a tabela completa do IPVA 2022 no Ceará

Quem pagar no prazo pode aproveitar os descontos de 10%, em cota única até o dia 31 de janeiro de 2022. Já os contribuintes que optarem pelo parcelamento em até cinco vezes terão abatimento de 5%.

Pelo site da Sefaz, o Documento de Arrecadação do Estado (DAE) será gerado mediante a informação do chassi do veículo, ou do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e da placa, informa o Governo do Ceará.

O pagamento pode ser feito nos bancos Caixa Econômica, Bradesco, Banco do Brasil (BB), Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Santander, Itaú e nas casas lotéricas. Há também a opção de quitar o imposto com cartões de crédito vinculados ao Banco do Brasil ou Bradesco.

Quem preferir dividir o pagamento do imposto quitará as parcelas nos dias 10 de fevereiro, 10 de março, 11 de abril, 10 de maio e 10 de junho. O valor mínimo do imposto a ser parcelado é de R$ 100,00.

Leia mais | Confira quanto você vai pagar no IPVA do seu carro em 2022, no Ceará

Como é feito o cálculo?

Para realizar o cálculo do IPVA 2022, a Sefaz toma como base o levantamento anual feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que monitora os preços médios de mercado dos veículos.

As alíquotas permanecem as mesmas dos anos anteriores, variando de 0,5% a 3,5% sobre o valor venal, dependendo do tipo de veículo. A maior parte da frota tem alíquota de 3%. É o caso dos automóveis e caminhonetes entre 100 e 180 cavalos de potência. Ônibus, micro-ônibus, caminhões e veículos de locadoras pagam 1%.

Em reconhecimento aos bons motoristas, o Governo do Ceará concede alíquota reduzida de 1% para motocicletas, motonetas, ciclomotores e triciclos até 125 cilindradas que não tiverem cometido infração de trânsito em 2021. A alíquota aplicada normalmente para esses veículos é de 2%.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<


Deixe seu comentário