ECONOMIA

Presidente veta projeto de recuperação fiscal para micro e pequenas empresas

A proposta havia sido aprovada em agosto pelo Senado e em dezembro pela Câmara dos Deputados

Compartilhe:
9 de janeiro de 2022
Roberta Fontelles

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vetou integralmente o Projeto de Lei Complementar 46/21, do Senado, que instituía um programa de renegociação de dívidas (recuperação fiscal) para micro e pequenas empresas.

Presidente veta projeto de recuperação fiscal para micro e pequenas empresas
Foto: Agência Brasil

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Recuperação fiscal

A proposta havia sido aprovada em agosto pelo Senado e em dezembro pela Câmara dos Deputados.

Na mensagem de veto, o Governo Federal alega vício de inconstitucionalidade e contrariedade ao interesse público, pois o benefício fiscal implicaria renúncia de receita, violando a Lei de Responsabilidade Fiscal e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2021 (Lei 14.116/20).

Agora, o veto será analisado pelo Congresso Nacional. Para a derrubada do veto é necessária a maioria absoluta, ou seja, 257 votos de deputados e 41 votos de senadores.

O Programa de Reescalonamento do Pagamento de Débitos no Âmbito do Simples Nacional , batizado com a sigla Relp, concederia descontos sobre juros, multas e encargos proporcionalmente à queda de faturamento na pandemia de Covid-19, de março a dezembro de 2020, em comparação com um ano antes. Empresas inativas no período também poderiam participar.

Conforme o texto, poderiam ser parceladas quaisquer dívidas no âmbito do Simples Nacional, desde que o vencimento tivesse ocorrido até a competência do mês imediatamente anterior à entrada em vigor da futura lei.

Leia mais | Limite de faturamento do MEI pode aumentar em 2022; saiba como está o projeto

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.