A indústria de veículos começou 2022 com queda na venda de carros novos no Ceará. A redução foi de 37,7% entre dezembro de 2021 e janeiro deste ano. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), divulgados nesta quarta-feira (2).
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<
Fortaleza acompanhou o cenário, com uma diminuição de 40,5% na passagem dos meses e de 25,7% na comparação com o mesmo período do ano passado.
Venda de veículos novos no Brasil
Ao todo foram licenciados em janeiro 126 mil e 500 veículos, o que representa uma queda de 31,64% na comparação com o mês anterior. Já em relação a janeiro de 2021, a baixa foi de 15,79%.
Segundo a Fenabrave, o resultado acontece principalmente em função dos baixos estoques das concessionárias, da persistente falta de insumos e componentes para produção de veículos, além do comprometimento da renda das famílias no primeiro mês do ano.
Por outro lado, economistas apontam que a queda nos emplacamentos também está associada à inflação e ao aumento da taxa de juros, que preocupam o consumidor; além do desemprego e da queda na renda, no contexto da pandemia, e, em especial, à alta de preços dos automóveis comercializados.
No segmento de duas rodas, segundo a Fenabrave, as vendas de motocicletas caíram 20,21% em janeiro na comparação com dezembro do ano passado. Mas em referência a janeiro de 2021, houve um aumento de 4,49%.
Leia também | PIS/Pasep: qual deve ser o meu salário para ter direito ao abono?
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<