Quase 17 milhões de brasileiros com direito a receber valores esquecidos nos bancos não consultaram o site do Banco Central. Até o momento, cerca de 66 milhões de pessoas já entraram na plataforma para conferir se tinham algum dinheiro esquecido.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Segundo o Banco Central, do total, 11 milhões de contas de pessoas físicas e outras 222 mil de pessoas jurídicas estão com saldo a ser pago. Faltam, até o momento, 16 milhões e 700 mil pessoas e empresas consultarem o Sistema de Valores a Receber.
Na prática, oito em cada 10 consultas não encontram nada esquecido nas contas bancárias. Nesta primeira fase, foram liberadas consultas a um total de R$ 4 bilhões que devem ser pagos a 28 milhões de pessoas, a grande maioria, correntistas individuais. Apenas 2 milhões são pessoas jurídicas.
Quem entrar no site: valoresareceber.bcb.gov.br vai receber a resposta para retornar à plataforma em março e solicitar o resgate, caso tenha dinheiro esquecido. A pessoa também verá a mensagem sobre a repescagem ou será informada que não existem valores a receber, mas poderá fazer uma nova consulta em maio.
Leia também | Imposto de Renda 2022: comprovantes devem ser enviados até 28 de fevereiro
Passo a passo para consultar o “dinheiro esquecido”
- Se você ainda não tiver login Gov.br, faça seu cadastro gratuito no site ou pelo App Gov.br (Google Play e App Store). Você vai precisar de um cadastro Gov.br nível prata ou ouro para consultar e solicitar os recursos na data e período agendados ou na repescagem. Não será possível acessar o sistema com login Registrato;
- Volte ao site valoresareceber.bcb.gov.br na data e período informados e use seu login Gov.br para acessar o sistema, consultar e solicitar o resgate do saldo existente;
- Se você perder sua data e período de resgate, acesse o site no sábado da repescagem das 4h às 0h, de acordo com o calendário.
- Se você também perder seu sábado de repescagem, acesse o site a partir de 28/03 e use seu login Gov.br para acessar o sistema, consultar e solicitar o resgate do saldo existente.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<