ECONOMIA

Abono salarial: trabalhadores que tiveram o benefício negado já podem consultar os motivos; saiba como

Tem direito ao abono quem trabalhou pelo menos 30 dias com carteira assinada em 2020 e recebeu remuneração mensal média de até dois salários mínimos

Compartilhe:
19 de março de 2022
Portal GCMAIS

Quem teve o pagamento do abono salarial do PIS/Pasep negado, em 2022, já pode acessar as informações sobre os motivos da recusa do benefício. Elas estão disponíveis em uma nova funcionalidade do aplicativo Carteira de Trabalho Digital e também na área de serviços da plataforma Gov.br.

Abono salarial: trabalhadores que tiveram o benefício negado já podem consultar os motivos; saiba como
Para os microempreendedores individuais (MEIs), o crédito é de até R$ 3 mil e pode ser quitado em até 24 parcelas a uma taxa de 1,99% ao mês. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

No caso da carteira digital, é preciso que o interessado atualize a ferramenta na loja de aplicativos do smartphone. A versão Android já foi implantada e a do iOS estará disponível nos próximos dias.

De acordo com o governo federal, na última semana foram habilitados mais 1,6 milhão de trabalhadores para receber o abono salarial. O novo grupo faz parte do resultado de um reprocessamento realizado em fevereiro. A medida foi adotada, segundo o governo federal, para evitar a necessidade de pedidos de revisões adicionais.

No total, são cerca de 24,2 milhões de brasileiros com direito ao benefício, num valor total da ordem de mais de R$ 22 bilhões.

Quem tem direito ao abono salarial?

Tem direito ao abono quem trabalhou pelo menos 30 dias com carteira assinada em 2020 e recebeu remuneração mensal média de até dois salários mínimos.

Abono salarial PIS/Pasep terá 10 pagamentos em março

Neste mês de março, estão previstos 10 pagamentos do abono salarial PIS/Pasep 2022, ano-base 2020, para os trabalhadores da inciativa privada e funcionários públicos. O calendário segue o mês de nascimento dos beneficiários. Os valores de pagamento para cada trabalhador variam de acordo com a quantidade de dias trabalhados durante o ano-base 2020.

Leia também | Aberta repescagem a nascidos de 1968 a 1983 sacarem valores esquecidos

Como sacar o PIS?

A Caixa informou que o crédito será depositado automaticamente para quem tem conta no banco. Os demais beneficiários receberão os valores por meio da Poupança Social Digital, podendo ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem.

Caso não seja possível a abertura da conta digital, o saque poderá ser realizado com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, Caixa Aqui ou agências, sempre de acordo com o calendário de pagamento.

PIS/Pasep

São inscritos no Pasep os servidores públicos federais, estaduais e municipais e os empregados de empresas públicas e sociedades de economia mista, independentemente do regime jurídico ao qual se subordina a relação de trabalho (regime jurídico único, CLT ou regidos por legislação própria). A seguir, veja o calendário de março:

Inscrição Final 6 recebem no dia 15 de março;
Inscrição Final 7 recebem no dia 17 de março;
Inscrição Final 8 recebem no dia 22 de março;
Inscrição Final 9 recebem no dia 24 de março.

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.