Ícone do site Portal GCMAIS

Quase metade dos contribuintes já entregou a declaração do Imposto de Renda 2022

Quase metade dos contribuintes já entregou a declaração do Imposto de Renda 2022

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Quase metade dos contribuintes já entregou a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2022 (IR). Até esta segunda-feira (25), a Receita Federal recebeu 16.153.278 declarações. A expectativa é que 34.100.000 documentos sejam enviados até o fim do prazo, que passou de 29 de abril para 31 de maio, e deu mais um tempinho para o contribuinte.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Aqui no Ceará, das mais de 650 mil declarações do Imposto de Renda 2022 esperadas para o estado, foram entregues 283.771, ou 43% do total, de acordo com a Receita Federal até a manhã desta terça-feira.

A entrega iniciou em 7 de março. Contribuintes que ao longo do ano passado receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 precisam acertar as contas com o Fisco. Quem não cumprir o prazo deverá pagar multa de 1% ao mês sobre o valor do Imposto de Renda devido.

Leia também | Homem sofre paradas cardíacas após pisar em peixe-leão no Ceará

Publicidade

A declaração pode ser enviada via computador, para o site da Receita Federal, ou por tablets e smartphones, por meio do aplicativo “Meu Imposto de Renda”.

Restituição Imposto Renda 2022

As restituições do Imposto de Renda deste ano ocorrerão em cinco lotes. Os pagamentos começam em 31 de maio, data do primeiro lote, seguindo a ordem de prioridade estabelecida em lei, e vão até 30 de setembro, quando será pago o quinto lote. Os contribuintes que enviarem a declaração primeiro receberão a restituição também nos primeiros lotes.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile