Economia

Atendimento IBGE: Você conhece os principais canais?

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9 de julho de 2024
Portal GCMAIS

Seja para tirar uma dúvida sobre dados de alguma pesquisa, saber o tamanho da
população do seu município, ou até mesmo responder uma demanda da imprensa, o
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) dispõe de diversos canais
de atendimento ao cidadão. Neles são recebidas demandas de estudantes,
pesquisadores, professores, Universidades e da imprensa. Entre os meios mais
acessados estão o atendimento telefônico, diariamente das 8h às 21h30, o
atendimento pelo Formulário Eletrônico (Fale Conosco), o atendimento pelo
Sistema Fala.BR – Lei de Acesso à Informação (LAI), o atendimento da Biblioteca
do IBGE e o atendimento pela Ouvidoria do IBGE.

Atendimento IBGE: Você conhece os principais canais?
Confira aqui [https://www.ibge.gov.br/atendimento.html] todos os canais deatendimento do Instituto.- Foto: Arte sobre mockup No atendimento “FaleConosco”, é possível também anexar arquivos explicando sua solicitação.

O IBGE possui, também, atendimento à sociedade realizado pelas Superintendências
Estaduais. Cada Superintendência dispõe de um endereço, onde são realizados
atendimentos e são disponibilizadas informações sobre os locais de atendimento
por Unidade da Federação (UF). Confira aquios endereços da
Superintendências de cada estado.

“Os diferentes canais de atendimento são centrais para que o IBGE possa ouvir e
dialogar com diferentes públicos e estratos da sociedade brasileira, e permitem
que o Instituto possa aprimorar suas divulgações e disseminações de informações,
estudos, indicadores, pesquisas e documentos. Para realizar sua missão de
retratar a sociedade brasileira em seus diferentes aspectos, nada melhor para o
IBGE do que escutá-la e interagir com suas demandas, e os diversos canais de
atendimentos são essenciais para este objetivo”, afirmou o coordenador-geral do
Centro de Documentação e Disseminação de Informações e da Coordenação de
Comunicação Social, Daniel Castro.

Segundo Juarez Filho, gerente da Gerência de Atendimento (GEATE), “o IBGE foi o
pioneiro ao permitir acesso a um banco de dados agregados através do Telex no
início da década de 1980. O Centro de Documentação e Disseminação de informações
(CDDI) foi formado em 1986 e pouco tempo depois foi criado um núcleo de
atendimento ao cidadão no CDDI. Alguns anos depois, esse núcleo deu origem à
Gerência de Atendimento (GEATE)”.

Entre os canais de atendimento mais acessados, está o Formulário Eletrônico
(Fale Conosco) que registrou, no último ano, 19.236 atendimentos da GEATE. Por
meio deste canal, o cidadão abre um chamado e recebe um número de protocolo, e
essa demanda vai para o sistema de atendimento da GEATE. Segundo o gerente do
atendimento da GEATE, Juarez Filho, quando a demanda é algo muito específico, é
encaminhada para a área responsável dentro do IBGE.

“Esse canal permite que as pessoas tenham um contato direto com as áreas
técnicas do IBGE. Todas as dúvidas que as pessoas tiverem, informações que
precisarem, elas podem entrar em contato direto pelos nossos canais”, explicou
Juarez. “Neste canal, recebemos perguntas sobre dados da população de
determinado estado, quantidade de estabelecimentos e perguntas sobre as
pesquisas do IBGE, como o índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15),
Pesquisa Nacional por Amostra a Domicílios Contínua (PNAD Contínua), entre
outras”, completou.

O atendimento Telefônico é feito pelo número 0800 721 8181 e se iniciou em 2000,
para dar suporte ao Censo. Este atendimento é realizado pela equipe da GEATE e é
dividido por um menu (URA’s), onde cada número corresponde a uma determinada
área do IBGE. O Centro de Documentação e Disseminação de Informações (CDDI)
responde aos números 1 (Confirmar identificação do recenseador), 5 (Outras
Pesquisas), 6 (Informações para aposentados e pensionistas do IBGE) e 7 (Outras
informações). Os números 2, 3 e 4 pertencem à Diretoria de Pesquisas (DPE), e
correspondem ao sistema de manutenção cadastral. No ano de 2023, este canal
recebeu, ao todo, 76.407 ligações.

A Lei de Acesso à Informação (LAI) é um serviço de atendimento que ocorre pelo
site do Fala.Br, da Controladoria-Geral da União (CGU). No último ano, foram
registrados 1.686 chamados respondidos. “Quando chega uma pergunta, que pode ser
enviada anonimamente, seja ela de um cidadão com dúvidas sobre algum dado da sua
cidade, ou de um pesquisador de uma Universidade sobre microdados do IBGE, nós
temos 20 dias para respondê-la. Esse prazo pode ser prorrogado por até 10 dias”,
explicou Emerson Matosino, coordenador da Coordenação de Atendimento e
Informação (COATI). “A LAI sendo usada de forma devida, é uma aproximação do
IBGE junto à sociedade”, completou Emerson.

A Biblioteca do IBGE também realizada atendimentos presenciais à população,
sobre publicações e mapas que estão no acervo da Biblioteca, e atendimentos pelo
siteda Biblioteca. Em 2023, a Gerência de
Atendimentos da Biblioteca (GEBIM) registrou 568 atendimentos realizados de
forma presencial, telefônica e por e-mail. Danielle Barreiros, responsável pelos
atendimentos, explicou que “a biblioteca tem atuado bastante no letramento
informacional, que permite as pessoas conseguirem saber onde está a informação,
seja de mapas ou documentos específicos que só tem na Biblioteca, e ter senso
crítico para poder analisar e verificar a qualidade dessas informações”. Os
atendimentos presenciais ocorrem por meio de agendamento de horário, e a
Biblioteca dá um prazo de 24h para cada atendimento.

Demandas internas de servidores do Instituto são encaminhadas para a Ouvidoria
do IBGE que, no último ano, contabilizou 2.143 manifestações. Segundo Sheila
Fonseca, ouvidora do IBGE e responsável pela Ouvidoria, “é responsabilidade da
Ouvidoria do IBGE receber e dar encaminhamento as manifestações de sugestões,
reclamações, denúncias e elogios feitos por cidadãos e servidores, buscar
soluções, acompanhar as providências adotadas e monitorar o cumprimento dos
prazos estabelecidos”. Qualquer cidadão pode encaminhar uma manifestação para o
IBGE através do Sistema Fala Br- Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à
Informação. A Ouvidoria do IBGE também pode
ser acessada pelo link disponível aqui.

Já o atendimento à imprensa é realizado através do e-mail comunica@ibge.gov.br, onde os jornalistas e assessores da Coordenação de
Comunicação Social (CCS) recebem e respondem as demandas. Também são recebidos
atendimentos pelo telefone (21) 2142-4651. Todas as notícias e os releases
divulgados pelo Instituto estão disponíveis na Agência IBGE Notícias.

No site principal do IBGE, está localizada, no canto superior esquerdo, a área
“Serviços”, que permite o cidadão emitir certidões e certificados, obter
documentos, obter certidão de população da IBGE, entre outros serviços
oferecidos pelo Instituto. Essa área direciona o cidadão ao site do Gov.Br e
pode ser acessado através do link disponível aqui.

No IBGE, há ainda a Sala de Acesso à Dados Restritos (SAR), que foi criada em
2003 com o objetivo de permitir o estudo e acesso de dados específicos do
Instituto. Esse atendimento é gerenciado pela GEATE, mas a aprovação do projeto
depende da avaliação das áreas técnicas do IBGE e do comitê. Segundo Juarez
Filho, o atendimento “é diferenciado para pesquisadores que precisam trabalhar
microdados do IBGE, que são restritos em função de garantir o sigilo
estatístico. Os pesquisadores trabalham numa sala fechada com computadores que
não têm acesso à internet e a nada externo. O pesquisador, tem acesso ao
terminal, mas não acessa o servidor diretamente”.

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Fonte: http://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/40615-atendimento-ibge-voce-conhece-os-principais-canais.html

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